Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco nomes que espreitam a chamada de Roberto Martínez

Bruno Henriques
Ricardo Velho esteve em grande diante do FC Porto
Ricardo Velho esteve em grande diante do FC PortoSC Farense
Esta sexta-feira vai ficar a conhecer-se mais uma convocatória de Portugal. Com a temporada a todo o gás, há nomes que se destacam e podem ser surpresa na lista de Roberto Martínez.

Na ressaca do Euro-2024 e na antecâmara da qualificação para o Mundial-2026, a Liga das Nações fornece o ambiente competitivo ideal para Roberto Martínez testar algumas soluções diferentes. Com Croácia e Escócia promoveu a chamada de nomes como Geovany Quenda, Renato Veiga ou Pedro Gonçalves que não faziam parte das escolhas habituais no ciclo anterior.

Desta feita estão na calha para Portugal visitas à Polónia e à Escócia, na terceira e quarta jornadas da Divisão A1 da Liga das Nações. E com as temporada a avançar rapidamente, existem jogadores que se destacaram e podem espreitar uma chamada.

Neste exercício de selecionador de bancada, que todos já fizemos, o Flashscore apresenta cinco nomes:

Ricardo Velho (Farense) – 26 anos

É um estigma que existe em Portugal, a chamada de jogadores fora da órbita dos chamados três grandes e SC Braga, mas existe qualidade na Liga e Ricardo Velho é um belo exemplo. A cumprir a segunda temporada no Farense, o guarda-redes de 26 anos tem sido o esteio que evitou um descalabro ainda maior do conjunto algarvio (que soma apenas um ponto).

A exibição contra o FC Porto, em que fez nove defesas, foi o expoente máximo de uma época em que está a confirmar a qualidade que tem. Com José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Atalanta) agora sem minutos, abre-se espaço para uma terceira opção na baliza, atrás de Diogo Costa (FC Porto) e Rui Silva (Betis).

Os números de Ricardo Velho diante do FC Porto
Os números de Ricardo Velho diante do FC PortoOpta by Stats Perform

Tomás Araújo (Benfica) – 22 anos

A cumprir a segunda temporada no plantel principal do Benfica, Tomás Araújo está a ser um dos atletas em destaque. Aproveitando a chegada tardia de Otamendi e António Silva, conseguiu cimentar-se no centro da defesa, com exibições interessantes.

Recentemente, com Bruno Lage, foi utilizado a lateral-direito e fez boas exibições diante de Boavista e Gil Vicente. Uma polivalência que agrada a Roberto Martínez. Pode, também, aproveitar um momento de forma de menor fulgor por parte de António Silva.

Os números de Tomás Araújo
Os números de Tomás AraújoFlashscore

Diogo Leite (Union Berlim) – 25 anos

Chamado na primeira convocatória do novo selecionador, o central canhoto foi perdendo espaço, primeiro para Toti Gomes e depois para Renato Veiga. Novamente esteio da defesa do Union Berlim, está a ter um arranque de época em excelente forma.

É o central que mais duelos ganhou na Bundesliga (em igualdade com Benedikt Pichler) e está no pódio dos desarmes. É ainda um defesa que se tem destacado pela qualidade a construir com bola. Números que chamam a atenção, até pela consistência na Bundesliga, um campeonato de topo.

Os números de Diogo Leite
Os números de Diogo LeiteFlashscore

Francisco Moura (FC Porto) – 25 anos

Começou a época em grande forma no Famalicão e confirmou o bom momento no FC Porto. Desde que se estreou pelos dragões já conseguiu três assistências em cinco jogos.

Com as dificuldades físicas de Nuno Mendes e Raphael Guerreiro, pode sonhar com o cimentar de um lugar de seleção, fazendo parte do lote de laterais canhotos. Já provou que não se intimida a jogar ao mais alto nível.

Os números de Francisco Moura
Os números de Francisco MouraFlashscore

Paulinho (Toluca) – 31 anos

Na primeira experiência fora de Portugal, Paulinho ganhou uma segunda juventude. Com seis golos e seis assistências, o avançado de 31 anos lidera a lista dos melhores marcadores e assistentes do Apertura.

Num campeonato competitivo tem mostrado resiliência (só falhou um jogo) e faro para o golo. Sem Gonçalo Ramos, a recuperar de lesão, e com Cristiano Ronaldo como a única opção de área, Paulinho pode oferecer um perfil interessante a Roberto Martínez, que já provou que não olha ao nível do campeonato na hora de fazer a convocatória.

Os números de Paulinho
Os números de PaulinhoFlashscore