Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cole Palmer, o destaque da Premier League que ainda não é titular na seleção inglesa

Eliott Lafleur, com AFP
Cole Palmer jogou com o Chelsea no último fim de semana na Premier League.
Cole Palmer jogou com o Chelsea no último fim de semana na Premier League.MI NEWS/NurPhoto via AFP
Brilhante no Chelsea e suplente na seleção inglesa, Cole Palmer, 22 anos, está de olho numa vaga de titular numa equipa inglesa repleta de talentos ofensivos e conta com forte apoio popular e da imprensa antes do confronto de quinta-feira contra a Grécia, para Liga das Nações.

Siga as principais incidências da partida aqui

O médio ofensivo tem apenas nove partidas pela seleção, sendo apenas duas como titular, mas já conquistou o coração dos adeptos ingleses, que o elegeram o Jogador do Ano para 2023/2024 na terça-feira.

No Euro-2024, o canhoto teve apenas 144 minutos de jogo distribuídos por cinco partidas, todos no banco de suplentes. No entanto, as suas aparições deram um impulso à Inglaterra, que dececionou ofensivamente, apesar de contar com um conjunto de talentos quase inigualável.

Depois de fazer a assistência decisiva na meia-final contra os Países Baixos (2-1) e marcar um golo na final contra a Espanha (derrota por 2-1), teve de enfrentar a concorrência de Jude Bellingham, que recebeu a função de construtor de Gareth Southgate na Alemanha.

Como é que o treinador interino Lee Carsley, que foi privado dos dois jogadores em setembro, vai gerir a coabitação em outubro, contra a Grécia, em Wembley, e depois na Finlândia, no domingo? Muitos adeptos são a favor de que Palmer assuma a camisola 10, mesmo que isso signifique baixar Bellingham.

As estatísticas do jogador
As estatísticas do jogadorFlashscore

O ex-jogador da seleção espanhola Cesc Fàbregas, em entrevista à BBC, disse que a  melhor posição para Palmer é a de líder do ataque.

"Quando há jogadores talentosos como ele, querem que eles estejam no meio o máximo possível para fazer as coisas acontecerem", insistiu o ex-jogador do Chelsea.

"Uma pessoa humilde"

"Quando ele tem a bola, temos a impressão de que tudo está em câmara lenta e tudo se torna muito claro nos seus olhos. Ele é capaz de fazer qualquer passe de qualquer ângulo do campo. Acho que é possível, quando um jogador é assim tão especial, criar uma equipa à sua volta", afirma o atual treinador do Como, em Itália.

Para Theo Walcott, "não se pode excluí-lo de nenhuma equipa e isso inclui a Inglaterra". Ele é "tão talentoso" que os adversários terão "medo dele", disse o ex-jogador do Arsenal e da seleção inglesa à BBC Radio 5 Live.

No clube, Palmer ganhou uma vaga de titular depois de deixar o Manchester City, o seu clube de origem, no verão de 2023, para o Chelsea, que pagou pouco menos de 50 milhões de euros.

A sua primeira época com os Blues foi estratosférica e a segunda está a ter um início semelhante. Desde o início da temporada 2023/2024, esteve diretamente envolvido em 44 golos na Premier League (28 golos e 16 assistências).

No entanto, "nada disso muda a sua personalidade. É um tipo simples, um tipo humilde e isso é o mais importante para ele, para mim", disse o seu treinador Enzo Maresca no final de setembro, depois de o seu pupilo ter marcado quatro golos contra o Brighton (4-2).

A descrição feita pelo italiano, ex-treinador dos sub-23 do Manchester City e depois adjunto de Pep Guardiola, é coerente com a de Carsley quando a lista foi anunciada.

"Todos os desafios que são lançados a Cole, ele encara-os de frente. Nunca se considera demasiado alto ou demasiado baixo, e isso é uma grande qualidade para um futebolista profissional", sublinhou o antigo treinador da seleção inglesa de sub-21.