Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dani Olmo celebra cinco anos como internacional espanhol: "É um sonho tornado realidade"

Daniel Núñez
Dani Olmo no jogo contra a Dinamarca
Dani Olmo no jogo contra a DinamarcaSTUART FRANKLIN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Olmo, um jogador decisivo na seleção espanhola e no Barcelona, estreou-se como internacional sénior a 15 de novembro de 2019, data em que ainda vestia as cores do Dínamo de Zagreb.

Dani Olmo (26 anos) é o protagonista de uma carreira única: depois de se despedir de La Masia, partiu para a Croácia com o único objetivo de se tornar futebolista profissional. O sonho foi-se tornando realidade à medida que acumulava mais e mais jogos pela equipa dos Balcãs. No entanto, teve de esperar até à época 2017/18, na transição para os 20 anos, para se tornar um habitual titular - marcou nove golos e estreou-se na Liga dos Campeões na época seguinte.

Esses dias já lá vão, mais ainda desde a sua transferência para o RB Leipzig no inverno de 2020. Numa liga mais familiar como a Bundesliga, a popularidade do catalão aumentou. Além disso, tinham passado apenas alguns meses desde a sua estreia pela La Roja, que teve lugar no Nuevo Mirandilla (7-0 contra uma fraca equipa de Malta, contra a qual marcou um golo com apenas 25 minutos em campo).

Desde então, cinco anos e um total de 40 jogos: "É um orgulho e um sonho tornado realidade. Cada jogo é uma oportunidade para vestir a camisola nacional e representar o país, e faço-o com a mesma motivação para ganhar que no primeiro dia. Parece que foi ontem, lembro-me que estávamos a jogar em Cádis. O Álvaro veio a correr na minha direção. Um momento único e especial", disse aos meios de comunicação oficiais da RFEF.

Dani Olmo é "jogador de equipa"

"Houve um canto e, nesse preciso momento, foi feita a alteração. O árbitro disse-lhe para ir para a linha de fundo, ele não o ouviu e correu para a linha de meio-campo porque queria abraçar-me. Foi um gesto espetacular que me marcou. Lembro-me que me levantou e me pôs lá dentro", contou o jogador natural de Terrassa sobre a sua entrada em campo, já com Morata a desempenhar as funções de capitão, num embate correspondente à fase de qualificação para o Euro-2021.

Os números de Dani Olmo
Os números de Dani OlmoFlashscore

"Sinto-me bem sob pressão e gosto de jogar entre linhas, atrás do nove, porque sou associativo, ofensivo e vertical. Também me considero um jogador de equipa que quer sempre ganhar. Acho que eles já me conhecem melhor", descreve-se Olmo, apontando Leo Messi e Andrés Iniesta como os seus modelos e reconhecendo que usar o número 10 nas costas - como Cesc Fàbregas ou Thiago Alcantara fizeram no passado - é "uma motivação".

Dani, que não esconde que já está a pensar no Mundial-2026 e que o "objetivo" é "dar o máximo", destaca o balneário: "A união é a chave. Fora do campo somos uma família e amigos, damo-nos todos muito bem e isso reflete-se no campo. Onde um não vai, o outro vai. Estamos todos na mesma página e entendemo-nos perfeitamente. É um prazer. Seja quem for que jogue, jogamos sempre da mesma maneira".