De Ligt recebe voto de confiança de Koeman antes do jogo com a Alemanha
De Ligt foi apanhado no lado errado da bola no jogo de abertura do Grupo 3 da Liga das Nações A, no sábado, contra a Bósnia, em Eindhoven, permitindo que o veterano Edin Dzeko, de 38 anos, marcasse, embora os neerlandeses tenham vencido por 5-2.
O erro colocou o novo central do Manchester United sob os holofotes do seu país, mas o selecionador Ronald Koeman deu-lhe um voto de confiança esta segunda-feira, tentando pôr um travão às persistentes dúvidas sobre o lugar de De Ligt na equipa.
"Já falámos sobre isso", disse Koeman na conferência de imprensa antes do jogo com a Alemanha na Arena Johan Cruyff.
"Ele não fez bem o trabalho de pés. Foi um mau momento individual para um defesa. Temos de aprender com isso, é evidente que este tipo de momentos tem de ser melhorado. Mas não devemos ser dramáticos e dar demasiada importância a isso", acrescentou.
Koeman também confirmou que De Ligt jogará contra a Alemanha, mesmo que tenha prometido outras mudanças no onze inicial.
O jogo contra a Bósnia foi a primeira competição internacional de De Ligt num ano. Esteve no banco de suplentes no Campeonato da Europa deste ano, na Alemanha, mas não teve tempo de jogo.
Com 46 jogos pela seleção, aos 25 anos, De Ligt já conseguiu muito, se é que não se transformou no defesa de classe mundial que parecia ser capaz de ser quando se estreou na adolescência.
Estreia de pesadelo
De Ligt tinha apenas 17 anos quando teve uma estreia de pesadelo num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, que os neerlandeses perderam na Bulgária e que contribuiu em grande medida para que não fossem ao Mundial da Rússia em 2018.
O cartão vermelho de De Ligt após um toque com a mão contra a República Checa levou a uma eliminação nos oitavos de final do Euro em 2021, pelo que não foi surpresa que o erro de sábado tenha sido rapidamente aproveitado.
"Senti que não estava a conseguir dar os passos certos e ouvi qualquer coisa, o que me fez pensar que o guarda-redes (Bart Verbruggen) estava a chegar, mas não quero de todo pôr as culpas nele", disse De Ligt.
"Estou a dar o meu melhor, mas sei que pode ser melhor", assumiu.
Koeman disse esta segunda-feira que esperava que a mudança para Old Trafford garantisse muitas oportunidades para De Ligt, que começou apenas metade dos jogos do Bayern de Munique na Bundesliga na temporada passada.
"Também falei com Koeman sobre a minha transferência para o United. Estou muito feliz com isso", acrescentou De Ligt no fim de semana, numa entrevista à televisão neerlandesa NOS.
"É também para ficar um pouco mais em cena, por mais louco que isso possa parecer. Mas nota-se que a Premier League é vista por toda a gente e a Bundesliga aparentemente menos", acrescentou.