Déjà vu de Istambul: Espanha vence Itália (2-1) e está na final da Liga das Nações
Espanha venceu Itália (2-1), na meia-final da Liga das Nações. A final four, recorde-se, disputou-se nos Países Baixos, com este jogo a ter lugar em Enschede.
A procurar renovar a seleção espanhola, Luís De la Fuente apostou numa dupla de centrais… francesa. Laporte e Le Normand nasceram em terras gaulesas, mas por esta altura vestem a camisola de La Roja. Em Itália destaque para Bonucci, que foi titular em nove jogos da Serie A esta época e capitaneou a Squadra Azzurra especial, vestida de branco (a cor do primeiro equipamento) a festejar os 125 anos.
E é no mais experiente em campo que caiu a nódoa. Aos três minutos, Donnarumma colocou a bola em Bonucci que não conseguiu lidar com a pressão de Gavi e viu Yeremy Pino inaugurar o marcador.
A resposta, contudo, não se fez esperar. Aos 10 minutos, Jorginho descobriu Zaniolo com um grande passe e o jogador do Galatasaray disparou um remate que embateu na mão de Le Normand. Chamado a converter o penálti, Immobile rematou para o fundo das redes do regressado Unai Simón.
O golo deu alento a Itália. Com Jorginho a pensar as jogadas, o conjunto de Mancini dominou e chegou mesmo a fazer um segundo tento. Novamente com o médio do Arsenal no passe, Frattesi isolou-se e bateu Simón. Contudo, o jogador do Sassuolo partiu em posição irregular e ficou tudo igual até ao intervalo.
Reveja aqui as principais incidências da partida
No regresso dos balneários, Espanha entrou melhor. La Roja estava determinada a esquecer o desaire na Escócia e Morata teve nos pés a possibilidade de ser mais uma vez herói. Autor do golo diante de Portugal que carimbou o lugar de Espanha nesta fase,o avançado do Atlético Madrid não conseguiu converter após passe de Merino.
O papel de herói coube sim a Joselu, que rendeu Morata em campo. Lançado aos 83 minutos, o jogador do despromovido Espanhol provou que tem estrela a jogar pela seleção. Num lance que trouxe à memória o golo do Manchester City na final da Liga dos Campeões, Rodri apareceu à boca da área e disparou. Contudo, a bola desta vez não encontrou o fundo das redes e foi sim parar a Joselu que, na pequena área, a desviou para fazer o terceiro golo ao terceiro jogo por Espanha. Estavam decorridos 88 minutos.
Com este resultado, Espanha vai voltar a disputar a final da Liga das Nações. Em 2021 perdeu com França, em 2023 vai defrontar a Croácia sendo que é certo que à terceira edição vai existir um terceiro vencedor diferente da prova. Itália joga com os Países Baixos para definir o terceiro classificado.