Depois de vencer a Liga, Grimaldo aponta à presença na convocatória de Espanha
A lesão de Alejandro Balde (Barcelona) deixa aberta a porta à estreia de Grimaldo, lateral-esquerdo titular do Benfica. O antigo jogador das camadas jovens do Barça vem de uma vitória no campeonato com as águias e está na calha para fazer parte dos convocados de Espanha que vão disputar a final four da Liga das Nações na Holanda, em meados de Junho.
O defesa de 27 anos viveu em 2022/23 uma época de afirmação como um dos melhores do mundo na sua posição. No campeonato português, foi o defesa com mais golos na competição (cinco) e o segundo jogador com mais assistências (11).
Um contributo prolífico que se estendeu à sua participação na Liga dos Campeões, na qual esteve envolvido em seis golos durante os 10 jogos que disputou. Estes números fazem dele um dos laterais-esquerdos da Europa com o melhor rácio de golos, assistências, intercepções e desarmes por 90 minutos de jogo.
Supera Alphonso Davies, Nuno Mendes, José Luis Gayà e o próprio Alejandro Balde, que deverá substituir na próxima lista de convocados da seleção.
Seguro na defesa e no ataque, é, desde há várias épocas, uma referência permanente no seu clube, onde chegou em 2016. Tanto assim é que já jogou 4.800 minutos em mais de 50 jogos pelos águias na época 2022/23.
Uma despedida de campeão
Depois de não ter chegado a um acordo para uma renovação com o clube de Lisboa, Grimaldo anunciou que deixaria a capital portuguesa no final da temporada. O seu destino será o Bayer Leverkusen, como oficializou o clube alemão a 15 de maio.
O espanhol deixa o Benfica da melhor maneira possível. Deu aos adeptos da Luz o 38.º título da Primeira Liga da sua história e conquistou o quarto no seu palmarés pessoal. Um final digno para uma época brilhante.
Após o último jogo da época, em que o clube se sagrou campeão ao vencer em casa o Santa Clara por 3-0, com um golo seu de grande penalidade, foi em lágrimas aplaudir e despedir-se dos adeptos que o apoiaram durante a sua estadia no país ibérico.
Grimaldo olha agora para o futuro. Em primeiro lugar, espera uma convocatória de Luis de la Fuente para fazer a sua tão esperada estreia pela selecção espanhola. Depois, será a vez de pensar na Alemanha, onde será treinado pelo seu compatriota Xabi Alonso.