Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Irlanda do Norte é o próximo obstáculo ao favoritismo de Portugal

Rodrigo Coimbra
Portugal recebe a Irlanda do Norte no Municipal de Leiria
Portugal recebe a Irlanda do Norte no Municipal de LeiriaFPF/Opta by Stats Perform
Após duas vitórias sem contestação contra a Bósnia e Herzegovina (3-0) e Malta (0-2) no início da caminhada rumo ao Campeonato da Europa, Portugal está de volta à ação para mais dois compromissos na fase de grupos da Liga das Nações, competição que serve de trampolim para o Euro.

Acompanhe as incidências da partida

Não podemos olhar para a queda de divisão na Liga das Nações como algo positivo, mas há um ponto que ameniza esse momento de má memória para Portugal. É que, pela primeira vez na história, a equipa das quinas partiu como grande favorita à conquista do grupo B, que vale o direito de lutar no play-off pela presença no próximo Campeonato da Europa.

O arranque da segunda edição da Liga das Nações, a primeira a valer qualificação para o Euro, correu da melhor forma para a Seleção Nacional, após duas vitórias, frente a Bósnia e Herzegovina (3-0) e Malta (0-2), e a expectativa é que a dupla jornada contra a Irlanda do Norte não seja muito diferente.

É verdade que equipa de Francisco Neto encontra o adversário teoricamente mais complicado do seu grupo, ainda assim parte para estes dois desafios como amplamente favorita à conquista dos seis pontos. O primeiro round está marcado para esta sexta-feira, em Leiria, e o segundo para a próxima terça-feira, dia 4 de junho, em solo irlandês.

As contas do grupo de Portugal
As contas do grupo de PortugalFlashscore

Confiança e ambição

A Irlanda do Norte tem vindo a percorrer um caminho de crescimento um pouco semelhante ao de Portugal, embora esteja aos dias de hoje ainda numa fase mais distante de afirmação.

A seleção orientada por Tanya Oxtoby, ex-adjunta de Emma Hayes durante a sua passagem de enorme sucesso pelo Chelsea, esteve presente pela primeira vez numa fase final de um Europeu em 2022 e não quer ficar por aqui.

Nos dois primeiros jogos da fase de grupos, a seleção irlandesa apresentou-se com uma defesa reforçada, variando entre o 5-4-1 e o 3-5-2, fazendo do seu lado defensivo a sua principal fortaleza, algo que pode condicionar a estratégia de Portugal.

Os próximos jogos de Portugal
Os próximos jogos de PortugalFlashscore

É esperado que a seleção portuguesa assuma a iniciativa de jogo desde o primeiro momento e conta com várias artistas de qualidade para ir ao encontro do golo no meio da muralha contrária - Kika Nazareth é o exemplo maior. Seja num 4-3-3 ou também num 3-5-2, uma vez que Portugal tem sido muito camaleónico nos últimos tempos, o favoritismo é claro. Pelo menos no papel.

Onze provável de Portugal: Inês Pereira, Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Lúcia Alves, Andreia Jacinto, Dolores Silva, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Diana Silva.