Gibraltar deixa Algarve e recebe autorização da UEFA para jogar no Rochedo
A Federação de Gibraltar anunciou, esta sexta-feira, que a UEFA deu autorização para disputar os jogos da Liga das Nações e demais particulares no Europa Point Stadium, que tem vindo a ser alvo de renovações. A seleção do Rochedo, recorde-se, jogava no Estádio do Algarve por falta de condições nos redutos caseiros.
Além dos jogos da seleção de Gibraltar, também as equipas vão poder disputar jogos europeus neste recintos. As três primeiras rondas de qualificação da Liga dos Campeões e Liga Conferência podem ser disputadas no Europa Point Stadium, que se encontra no ponto mais meridional do território.
Nascida em 1895, a federação de Gibraltar foi admitida como membro da UEFA em 2013 (em 2016 também entrou na FIFA). Contudo, a organização apontou sempre questões ao Victoria Stadium na fronteira com Espanha, que não recolhia todos os parâmetros de segurança e que o executivo mostrava reticência em melhorar.
Questões políticas com Espanha (que reclama a posse sobre o território e recusa a cedência do território em 1713) levaram a federação local a optar por Portugal e não por um reduto de uma equipa espanhola, mais perto. As equipas têm jogador no Estádio do Algarve, a 400 quilómetros de casa.