Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Imagem de menino de ouro da estrela Mbappé afetada por manchetes negativas

Kylian Mbappé no centro do furacão
Kylian Mbappé no centro do furacãoGonzalo Arroyo Moreno / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Kylian Mbappé espera que a sua recente transferência para o Real Madrid leve a sua já brilhante carreira em campo a novos patamares, mas o astro francês envolveu-se em dificuldades fora de campo nos últimos meses.

Num mundo ideal, o antigo avançado do Paris Saint-Germain, de 25 anos, teria podido concentrar-se totalmente na sua adaptação a Madrid, depois de se ter mudado para a capital espanhola com um contrato de cinco anos no verão que acabou de terminar.

Em vez disso, para além de ter sido prejudicado por problemas físicos, Mbappé tem estado envolvido numa amarga disputa financeira com o seu antigo clube e é agora citado como suspeito numa investigação de violação, de acordo com relatos na Suécia.

Mbappé considerou essas notícias "fake news" e espera ganhar a sua batalha com o Paris SG sobre o que alega ser 55 milhões de euros em salários e bónus não pagos da última temporada.

No entanto, as manchetes negativas são um golpe para a imagem do jogador e retiram alguma da aura em torno de um jovem que se tornou um ícone no seu país natal e é uma superestrela desportiva global.

Quando Mbappé surgiu como adolescente no Mónaco, há quase uma década, destacou-se pelo seu talento precoce, mas também graças à sua notável capacidade de comunicação.

Em vez de se deixar intimidar pelos holofotes dos meios de comunicação social, Mbappé estava claramente à vontade em frente às câmaras e falava com a maturidade e segurança de alguém consideravelmente mais velho.

Foi campeão do mundo aos 19 anos e tornou-se o melhor marcador de sempre do Paris SG.

Os números de Mbappé
Os números de MbappéFlashscore

Capitão empenhado?

Em março de 2023, alguns meses depois de ter marcado três golos na final do Mundial contra a Argentina de Lionel Messi, foi nomeado capitão da seleção francesa pelo treinador Didier Deschamps.

Parecia uma escolha natural, dado o seu estatuto na equipa e no país em geral, mas a sua posição como capitão significou que a decisão de o deixar de fora dos jogos da Liga das Nações este mês foi controversa.

Mbappé tinha contraído uma lesão na coxa no final de setembro, um problema menor, mas que sugeria que dar-lhe uma pausa seria benéfico a longo prazo.

"Precisamos de colocar os interesses do jogador em primeiro lugar, sem o colocar em dificuldades", disse Deschamps sobre essa decisão, referindo-se à relação de Mbappé com o seu novo clube.

Mas enquanto a imprensa desportiva francesa debatia se a ausência temporária de Mbappé da equipa era justificada ou um sinal de falta de compromisso com a causa francesa, o próprio jogador viajou para Estocolmo para uma curta pausa com membros da sua comitiva.

Os jornais suecos Aftonbladet e Expressen, bem como o canal público SVT, noticiaram entretanto que o jogador está a ser investigado por violação, na sequência de um alegado incidente ocorrido num hotel a 10 de outubro.

Na terça-feira, um procurador sueco confirmou a abertura de uma investigação de violação, mas não mencionou o nome de Mbappé.

Mudança de atitude

Entretanto, Mbappé, cuja carreira é gerida pela sua mãe Fayza Lamari, levou o seu litígio financeiro com o PSG a um comité da Ligue 1.

O jogador está a tentar recuperar 55 milhões de euros, que correspondem a vários meses de salários não pagos e a uma taxa de inscrição, dinheiro que o Paris SG alegou ter concordado em dispensar se saísse a custo zero no final da época passada.

Mbappé chegou mesmo a insinuar, na segunda-feira, que havia uma ligação entre a denúncia de violação e o diferendo com a sua antiga equipa, onde esteve sete anos.

"Está a tornar-se tão previsível, na véspera da audiência, como se fosse por acaso", escreveu, na segunda-feira, no X.

O divórcio infeliz com o Paris SG, que o deixou de fora da equipa em várias ocasiões na segunda metade da época passada, depois de ter anunciado a sua intenção de sair, contribuiu certamente para um Europeu dececionante com a França.

Mbappé sofreu uma fratura no nariz no jogo de estreia da França no Euro-2024, em junho, e só marcou um golo, de grande penalidade, no empate com a Polónia na fase de grupos, antes de os Bleus perderem nas meias-finais.

O jogador parece estar longe da sua melhor forma física e está a demorar a instalar-se em Madrid, apesar de ter marcado sete golos nos seus primeiros 11 jogos.

Um momento recente parece ter captado a mudança de atitude em relação a Mbappé no seu país de origem, quando foi fortemente assobiado pelos adeptos do Lille quando entrou como suplente do Real num jogo da Liga dos Campeões no início deste mês.

Esta receção a um jogador adversário pode não ser invulgar, mas contrastou fortemente com a aclamação com que foi recebido em França no rescaldo do último Mundial.