Jack Grealish saboreia a redenção da Inglaterra depois do "pior verão" da sua vida
Recorde aqui as incidências do encontro
Grealish foi deixado de fora da seleção inglesa para o Euro-2024 por Gareth Southgate, depois de uma época inconsistente no Manchester City.
Mas com a saída de Southgate após a derrota da Inglaterra com a Espanha na final, o extremo foi reintegrado como titular pelo selecionador interino Lee Carsley para a estreia dos Três Leões na Liga das Nações em Dublin.
Grealish, de 28 anos, aproveitou ao máximo a rara oportunidade de jogar como número 10, marcando o segundo golo da Inglaterra na primeira parte com um remate certeiro a partir de um passe atrasado de Declan Rice.
"Foi um dos piores verões da minha vida, porque não dá para não ver tudo o que está acontecendo na nossa frente. Foi difícil, mas deu-me algo para recuperar", disse Grealish.
Grealish há muito que é um dos favoritos dos adeptos ingleses pelo estilo de jogo extravagante e personalidade vibrante fora de campo. Mas Southgate foi cauteloso ao usá-lo no decorrer do seu reinado, enquanto Pep Guardiola, treinador do City, só o lançou no onze uma vez nos três primeiros jogos da Premier League esta temporada. Grealish espera que o papel de protagonista contra a Irlanda possa ser o pontapé inicial na temporada.
"Preciso de começar a jogar regularmente, a marcar golos, e foi isso que fiz hoje. Ainda não estou 100% em forma, mas estou a chegar lá, por isso, do ponto de vista pessoal, estou feliz", disse.
"No final, ouvir os adeptos a cantar o meu nome, não há melhor sensação do que jogar pela Inglaterra, todos dirão o mesmo, especialmente em jogos como este, quando sabemos que toda a nação vai estar a assistir", apontou.
Ajudar a Inglaterra a iniciar a era pós-Southgate em estilo vencedor foi especialmente doce para Grealish. Ele e Declan Rice foram alvo de vaias dos adeptos irlandeses, zangados com a dupla, que representou a República no início das carreiras antes de mudar para os Três Leões.
"Era o que eu e o Declan esperávamos. Não temos nada de mal a dizer, ambos gostámos do tempo que passámos a jogar pela Irlanda, eu gostei muito e tenho muitos irlandeses na minha família, por isso não há qualquer tipo de mágoa da minha parte", disse Grealish.