Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: A nova Espanha de Luis de la Fuente

Jogadores espanhóis no treino de terça-feira em Las Rozas
Jogadores espanhóis no treino de terça-feira em Las RozasRFEF
Passaram pouco menos de três meses desde que a Espanha conquistou o seu quarto Campeonato da Europa em Berlim. Apesar disso, a seleção espanhola vai sofrer uma verdadeira revolução nas formações que Luis de la Fuente apresentar contra a Dinamarca e a Sérvia, de acordo com as circunstâncias.

Dos 26 jogadores que foram à Alemanha no verão passado, o único que se retirou da seleção nacional foi Jesús Navas.

No entanto, seis dos 11 jogadores que foram titulares na final contra a Inglaterra não estarão presentes nos próximos jogos da Espanha. Unai Simón, cuja ausência era conhecida de antemão depois de ter sido submetido a uma cirurgia ao pulso após o Campeonato da Europa; Dani Carvajal, Robin Le Normand, Rodri Hernández, Dani Olmo e Nico Williams. Por outras palavras, metade da equipa que fez história em solo alemão não poderá defender a camisola nacional contra dinamarqueses e sérvios.

O XI de Espanha na final do Euro-2024
O XI de Espanha na final do Euro-2024Flashscore

Os casos de Carvajal e Rodri são particularmente preocupantes, porque vão perder toda a época e são dos melhores do mundo na sua posição. Nenhum deles jogará mais nenhum jogo nesta Liga das Nações, e nenhum deles estará na parte inicial da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.

Para além disso, há outros três jogadores que venceram o Campeonato da Europa que não estarão em Múrcia e Córdoba devido a lesão: Ferran Torres, Fermin Lopez e Ayoze Perez. A estes há que acrescentar outro jogador que ficou de fora da lista por decisão técnica: Nacho Fernández. Isto significa que 11 dos 26 campeões europeus não estão no plantel para este estágio.

Possíveis titulares

Por outro lado, Gavi, que falhou o Campeonato da Europa devido a uma grave lesão no joelho, deverá regressar nos próximos meses. Sem estes jogadores, Luis de la Fuente terá de reunir um 11 que dê garantias contra a Dinamarca e a Sérvia para carimbar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações.

O guarda-redes deverá ser David Raya, confirmado como alternativa a Unai Simón. Na defesa, a dúvida está na lateral direita, entre Mingueza e Pedro Porro. Laporte e Vivian formarão logicamente a dupla de centrais, deixando a posição de lateral-esquerdo para Cucurella ou Grimaldo.

No meio-campo, o substituto de Rodri tem nome e apelido: Martín Zubimendi. Ao seu lado, Fabián Ruiz, titular indiscutível da seleção nacional, e Pedri, o que demonstra a grande qualidade que o meio-campo espanhol continuará a ter. Para além disso, tanto Mikel Merino como Álex Baena terão minutos.

Na frente, Morata será o avançado-centro, Lamine Yamal estará na direita e o substituto de Nico Williams ainda está por conhecer. O seu substituto tem sido Sergio Gomez, mas Bryan Zaragoza e Yeremy Pino também podem ter as suas oportunidades.