Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Adeptos escoceses só podem ver jogo com Portugal no… Youtube

Bruno Henriques
Billy Gilmour no jogo com a Croácia, que não foi televisionado
Billy Gilmour no jogo com a Croácia, que não foi televisionadoScotland National Team
Numa altura em que a questão dos direitos televisivos e do serviço público está em voga em Portugal, a Escócia, próxima adversária da Seleção Nacional, debate-se com uma questão curiosa. Quem não for ao estádio, só pode ver o jogo no Youtube, porque não vai passar em nenhuma televisão.

O famoso Exército do Tartan é uma das claques mais reconhecidas do futebol europeu. Por norma menos conflituosos que os vizinhos ingleses, os adeptos escoceses deslocam-se em grande número para apoiar a seleção e fazem festa, mesmo que os resultados não sejam os melhores (é a única equipa do Grupo A1 da Liga das Nações sem pontos).

Contudo, este interesse pela seleção parece não se refletir na questão dos direitos televisivos. Antes desta pausa internacional, a Federação Escocesa de Futebol anunciou que os jogos com a Croácia e Portugal só iam estar disponíveis para ver no Youtube oficial e não iam passar em qualquer televisão.

Isto porque os direitos televisivos dos jogos da Escócia até 2028 estão nas mãos da transmissora norueguesa Viaplay, que recentemente tomou a decisão de desinvestir na operação que tem no Reino Unido.

Na última pausa internacional, a Viaplay vendeu os direitos dos jogos da Escócia com Portugal (em Lisboa) e Polónia à ITV, mas desta feita não fez nenhum negócio semelhante. No passado, a BBC Escócia, transmissora pública, tentou adquirir os direitos à Viaplay, mas não se chegou a nenhum acordo.

Esta é a primeira vez, desde 2014, que um jogo da Escócia não está disponível para os adeptos verem num canal de televisão. Curiosamente, no último jogo que aconteceu foi diante da Polónia, num particular.

Siga o Escócia - Portugal no Flashcore

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore