Liga das Nações: As contas do Grupo A1, de Portugal, para o apuramento para os quartos de final
A Polónia ainda tem pela frente jogos no Porto, contra Portugal, a 15 de novembro, e em Varsóvia, contra a Escócia, três dias depois. Além disso, a Escócia defronta a Croácia, sendo que a Croácia é o outro adversário que falta a Portugal.
A Polónia já não depende de si para se apurar para os quartos de final. Para ultrapassar Portugal, precisam de os vencer fora de casa por pelo menos três golos (perderam 1-3 em Varsóvia, no passado sábado), ganhar também à Escócia e contar que a Seleção Nacional perca em Split contra a Croácia.
Se a Polónia vencer no Porto por dois golos, a ordem será decidida pelo saldo de golos. Cada um destes cenários é, evidentemente, extremamente otimista.
A Croácia, por seu lado, só pode ultrapassar os polacos com mais pontos. Isto significa que tem de marcar mais quatro pontos do que a equipa dos Balcãs nas duas jornadas que restam. Com um empate em pontos, a Croácia será mais bem classificada devido ao melhor saldo de confrontos diretos (venceu por 1-0 em Osijek).
De acordo com o perfil do Football Meets Data, conhecido por fazer simulações de resultados posteriores com base nas variáveis disponíveis, a Polónia tem atualmente poucas hipóteses de ficar entre os dois primeiros lugares, o que não pode ser considerado uma surpresa.
Há um cenário em que três equipas terminarão em segundo lugar neste grupo, com 10 pontos: se a Polónia ganhar a Portugal e à Escócia, se a Croácia ganhar a Portugal e se a Escócia ganhar à Croácia. No entanto, isso não afeta a equipa branca e vermelha, que continuará a ser terceira classificada, com base nos resultados diretos entre as três.
Este é o objetivo mínimo dos polacos desde o início da Liga das Nações, mas não se pode ter a certeza de um lugar que lhes dê acesso ao "play-off". A Escócia já não tem nada a perder, esteve perto de travar a Croácia em Zagreb e conseguiu segurar a Seleção Nacional com o nulo em Glasgow. E basta um bom resultado contra os escoceses para que os polacos garantam, pelo menos, o terceiro lugar, caso em que os escoceses cairão diretamente para a Divisão B.
Os jogos que faltam do Grupo A1
15 de novembro, sexta-feira
Escócia - Croácia (Glasgow, 19:45)
Portugal - Polónia (Porto, 19:45)
18 de novembro, segunda-feira