Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Carsley elogia profundidade da Inglaterra após triunfo sobre Grécia

AFP
Carsley está a supervisionar os seus últimos jogos como treinador da Inglaterra
Carsley está a supervisionar os seus últimos jogos como treinador da InglaterraAris Messinis / AFP
O seleccionador interino de Inglaterra, Lee Carsley, afirmou que a vitória da Inglaterra por 0-3 sobre a Grécia mostrou a força da profundidade da equipa que Thomas Tuchel vai herdar quando assumir o cargo.

A Inglaterra foi atingida por uma série de ausências antes do confronto de quinta-feira em Atenas, na Liga das Nações, mas a turma de Carsley não se mostrou importada e manteve vivas as esperanças de subir para a primeira divisão do torneio.

Bukayo Saka, Phil Foden, Trent Alexander-Arnold e Phil Foden estavam entre os nove jogadores que se retiraram dos dois últimos jogos da Inglaterra em 2024, embora haja especulações de que foram incentivados pelos treinadores dos clubes a falhar os jogos.

O capitão de Inglaterra, Harry Kane, lançou um ataque contundente contra os que ficaram de fora, insistindo que o dever internacional deve vir antes de qualquer outra coisa. O avançado foi surpreendentemente deixado no banco de reservas por Carsley após as palavras, mas a equipa não se intimidou.

O substituto de Kane, Ollie Watkins, deu aos ingleses uma vantagem inicial antes de o guarda-redes grego Odysseas Vlachodimos desviar o remate de Jude Bellingham para a sua própria baliza. O calcanhar audacioso de Curtis Jones fechou a vitória que colocou a Inglaterra no topo do Grupo B2 da Liga das Nações. Os ingleses podem garantir a promoção para a Liga A com uma vitória sobre a Irlanda em Wembley no domingo.

Mas Carsley estava mais preocupado em sublinhar a vasta gama de qualidade que o ex-treinador do Bayern de Munique Tuchel vau herdar quando finalmente assumir o comando no dia 01 de janeiro.

"É importante que os jogadores joguem de acordo com os seus pontos fortes. Temo muito talento excecional. Concentrámo-nos nos jogadores que estavam (disponíveis). Falámos ontem (quinta-feira) sobre terem uma oportunidade, e vimos isso esta noite. As pessoas falavam da inexperiência do plantel, mas estes jogadores atuam semana após semana na Premier League a um nível realmente elevado", disse Carsley.

Depois de perder com a Grécia pela primeira vez em Wembley, em outubro, este foi um momento especial para Carsley, que foi amplamente criticado por uma aposta tática que saiu pela culatra naquele jogo.

"Na direção certa"

O extremo Noni Madueke,do Chelsea, chamou a atenção em Atenas com uma assistência para o golo de Watkins e vários outros ataques incisivos, enquanto Jones e Anthony Gordon também impressionaram.

Avaliando as perspetivas de Inglaterra a longo prazo, Carsley ficou animado com a vitória, que foi a sua quarta em cinco jogos como técnico interino desde que substituiu Gareth Southgate, que se demitiu após a derrota na final do Euro-2024 para a Espanha.

"Representa que estamos a avançar na direção certa. Vejo a qualidade que os jogadores têm. Os mais jovens são mais do que capazes, com a mentalidade e a qualidade que têm, de jogar em fases como esta. Há muitos aspetos positivos. Pensemos nos dois jogadores mais avançados, Anthony (Gordon) e Noni (Madueke), tão ofensivos, tão diretos. Curtis foi excelente esta noite", apontou.

Carsley confirmou que Kane será titular contra a Irlanda, mas fez questão de elogiar o avançado do Aston Villa, Watkins, por ter entrado no lugar do capitão.

"Foi brilhante para o Ollie ter marcado um golo. É importante que, se quisermos colocar estes jogadores numa posição em que possam ganhar o Campeonato do Mundo, tenham o máximo de experiências possível", afirmou.

"Por isso, não foi nada contra o Harry. Ele vai ser titular no próximo jogo e penso que há muitos aspetos positivos a retirar desse desempenho", disse, referindo-se à exibição de Watkins.

Ainda assim, à insistência sobre uma possível insatisfação de Kane por ter ficado no banco até aos 66 minutos, Carsley foi assertivo.

"Ele estava muito bem. É justo dizer que quer jogar todos os jogos, como todos os jogadores de topo. Mas ele entende que é importante que outros jogadores vivenciem o tipo de experiência que tivemos esta noite. É um grande exemplo para os restantes jogadores e espero que seja titular no domingo e que jogue bem", finalizou.