Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Edin Dzeko "incrivelmente inteligente" é ameaça para a Alemanha

SID
Edin Dzeko continua a ser o perigo número 1 da Bósnia
Edin Dzeko continua a ser o perigo número 1 da BósniaČTK / imago sportfotodienst / Marcel van Dorst/DeFodi Images
Aos 38 anos, Edin Dzeko ainda é o trunfo da seleção da Bósnia. O antigo campeão da Bundesliga também quer marcar contra a equipa da Alemanha na segunda volta da Liga das Nações.

Felix Magath ainda se lembra muito bem do seu primeiro encontro com Edin Dzeko.

"Edin tinha um aperto de mão firme. Um jovem que sabia o que queria", disse o antigo treinador do campeão Wolfsburgo à Kicker sobre a sua descoberta no FK Teplice, da primeira divisão checa.

O que Magath certamente não imaginava era por quanto tempo o jogador de 38 anos deixaria a sua marca no futebol europeu.

Os números de Edin Dzeko
Os números de Edin DzekoFlashscore

Com apenas 21 anos, Dzeko transferiu-se para o Mittellandkanal em 2007 e foi uma peça fundamental para o campeão de 2009, formando uma dupla de ataque com o brasileiro Grafite. 15 anos depois, continua tão perigoso quanto antes.

No confronto de sábado contra a Bósnia e Herzegovina na Liga das Nações, em Friburgo (19:45), a defesa alemã não pode perder de vista o gigante de 1,93 metros.

Siga o Alemanha - Bósnia e Herzegovina no Flashscore

Nagelsmann impressionado

Dzeko pode "não ser mais o mais rápido", mas é "incrivelmente inteligente", já havia dito o técnico Julian Nagelsmann antes do jogo da primeira volta, vencido pela Alemanha por 2-1 em outubro. O ex-artilheiro da Bundesliga conseguiu mudar o seu jogo, mais uma vez, de forma "excecional".

"Ele movimenta-se bem na área e em situações de transição, e ainda é um jogador que oferece um grande perigo de golo", disse Nagelsmann, cheio de admiração. E a sua opinião foi confirmada com o último golo de Dzeko contra a equipa da Alemanha.

O jogador bósnio, recordista de golos e de assistências, continua a provar o seu faro de artilheiro no clube. Já marcou onze golos em 19 jogos pelo Fenerbahçe de José Mourinho. Agora, Dzeko precisará de mais um dia brilhante contra a Alemanha, o seu antigo país de adoção: uma derrota significaria a despromoção da equipa comandada pelo técnico Sergei Barbarez, e até mesmo um empate ameaçaria esse cenário.