Liga das Nações: Geovany Quenda e Tiago Santos foram os únicos jogadores de campo sem minutos
“Na Liga das Nações, o critério era abrir a oportunidade para outros jogadores”. As palavras são de Roberto Martínez após o empate com a Croácia, na última jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, que convocou um total de 34 jogadores para esta competição e deu minutos a 30 atletas nos seis jogos de Portugal.
Nuno Mendes e Rafael Leão foram os únicos que disputaram as seis partidas da fase de grupos. Diogo Costa, Diogo Dalot, Nélson Semedo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo ficaram a um jogo de cumprir o pleno. José Sá, Tomás Araújo, Gonçalo Inácio, Tiago Djaló, Nuno Tavares, Pedro Gonçalves e Fábio Silva ficaram-se por um jogo.
De entre os 34 convocados para esta Liga das Nações, Renato Veiga, Samu Costa, Nuno Tavares, Tomás Araújo, Tiago Djaló e Fábio Silva fizeram a estreia absoluta pela Seleção Nacional. Ricardo Velho, Geovany Quenda e Tiago Santos estiveram na ficha de jogo, mas viram a estreia adiada – foram três dos quatros jogadores sem minutos, sendo que o outro foi o guarda-redes Rui Silva.
De resto, o ala do Sporting foi o único jogador de campo a ser convocado para dois jogos, mas a não somar nenhum minuto. Esteve no banco na receção à Escócia e na visita à Croácia, mas em nenhum mereceu a confiança de Roberto Martínez para bater o recorde de Paulo Futre e ser o mais jovem de sempre a envergar a camisola das quinas.
Ricardo Velho também esteve no banco em dois jogos (visitas à Polónia e Escócia), mas como guarda-redes está numa situação diferente, já que as substituições não são habituais. Tiago Santos esteve apenas na ficha do jogo com a Escócia (não foi ao banco diante da Croácia) e depois sofreu uma grave lesão ao serviço do Lille.