Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Gnabry quer voltar a cimentar-se na seleção alemã

Serge Gnabry está de volta à seleção nacional após um longo período
Serge Gnabry está de volta à seleção nacional após um longo períodoDANIEL LOB/dpa Picture-Alliance via AFP
No inesperado regresso à seleção alemã, Serge Gnabry sentiu-se como se estivesse no filme errado. No entanto, não foram as caras novas que o irritaram, mas sim o saco de lixo azul em que Deniz Undav trouxe os seus pertences para Herzogenaurach. "Só eu é que sou assim tão louco".

Gnabry riu ao comentar a foto do companheiro de ataque, mas o especialista em moda não pareceu se sentir confortável com a pergunta. Ele quer livrar-se de vez da fama duvidosa de "Gucci-Gnabry" e chamar a atenção da Alemanha apenas em termos desportivos.

11 meses depois do 45.º e até agora último jogo internacional, de uma época verdadeiramente"atípica" e de ter perdido o Campeonato da Europa em casa, o profissional do Bayern de Munique está de volta com uma "autoconfiança saudável". Tendo em conta a enxurrada de dispensas para os jogos da Liga das Nações na Bósnia na sexta-feira e contra os Países Baixos na segunda-feira, ele pode esperar imediatamente por um lugar a titular novamente.

"Serge conseguiu estabilizar novamente após um ano muito difícil, com um número incrível de lesões - em termos de condição física, mas também de desempenho", disse o técnico Julian Nagelsmann, elogiando o jogador de 29 anos e enfatizando:"Ele realmente jogou muitas partidas boas. Estamos ansiosos para tirar proveito das suas qualidades.

No entanto, não faz muito tempo que as qualidades de Gnabry pareciam dispensáveis - tanto em Munique quanto na Alemanha. Nagelsmann não o convoca desde novembro de 2023 e os campeões alemães não teriam colocado qualquer obstáculo ao extremo se este quisesse mudar-se no verão - embora Gnabry nunca tenha querido sair, como sublinhou em várias ocasiões.

Mas os dias em que Joachim Löw sublinhava que "Serge Gnabry joga sempre" pareciam ter acabado. No Campeonato da Europa em casa, Jamal Musiala fez a sua magia com o número 10, que Gnabry tinha usado anteriormente, e a mudança geracional na sua posição parecia completa.

"Há poucas coisas piores para um atleta do que perder um evento como esse", disse Gnabry sobre o Europeu,"especialmente em casa. Foi extremamente amargo, mas podemos seguir em frente novamente." Primeiro em Munique, onde se restabeleceu sob o comando do novo treinador Vincent Kompany. E agora na seleção nacional.

O companheiro Joshua Kimmich manteve-o a par dos acontecimentos da Alemanha durante o Campeonato da Europa. "Também me apercebi do grande espírito de equipa que existia", afirmou Gnabry na terça-feira. No entanto, ele acredita que será capaz de se integrar facilmente na equipa:"Já estou por aqui há muito tempo".

Como Nagelsmann não tem alternativas no ataque após as ausências de Musiala, Kai Havertz e Niclas Füllkrug, Gnabry tem a melhor oportunidade de ser convocado. "O Serge faz dois ou três golos e nós ganhamos", disse Kimmich com uma gargalhada.

Gnabry tem 22 golos pela seleção, ou seja, mais dois do que os outros 22 jogadores do plantel juntos. "Não me vejo como um defensor", brincou,"sei que a minha quota é boa". E já agora: ele próprio também viajou com um saco de plástico com as suas chuteiras. Mas, claro: de branco.

Os números de Gnabry
Os números de GnabryFlashscore