Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Jurásek fica fora dos convocados da República Checa

Os futebolistas checos vão iniciar a Liga das Nações contra a Geórgia e a Ucrânia.
Os futebolistas checos vão iniciar a Liga das Nações contra a Geórgia e a Ucrânia.ČTK / imago sportfotodienst / Gonzales Photo/Lasse Lagoni
A República Checa vai ter três estreantes para os dois jogos iniciais da Liga das Nações, com Geórgia e Ucrânia, em setembro: os guarda-redes Jakub Markovič e Adam Zadrazil e o defesa Matěj Ryneš. Ivan Hašek chamou 23 jogadores, dando aos médios Lukas Kalvach e Alex Kral e ao avançado Tomas Čvančar uma oportunidade pela primeira vez desde que assumiu o cargo em janeiro.

A equipa checa vai disputar os seus primeiros jogos desde o fracassado Campeonato da Europa na Alemanha, onde não conseguiu passar do grupo, que também tinha Portugal. Hašek não conta com vários jogadores devido a razões de saúde - o defesa Tomáš Holeš está de fora. O médio Antonín Barák, que foi expulso contra a Turquia no último jogo do Campeonato da Europa, não faz parte da lista.

A seleção nacional vai repetir o jogo contra a Geórgia, com quem empatou 1-1 no campeonato, em Tbilisi, a7 de setembro. Três dias depois, recebe a Ucrânia no Eden, em Praga.

Além de Holes, os guarda-redes Jindřich Staněk e Vítězslav Jaroš também estão ausentes devido a lesão, razão pela qual os recém-chegados de Ostrava Markovič e Hradec Kralove Zadrail também foram incluídos na lista. Tomáš Vlček e David Jurásek também ficaram de fora por motivos de saúde, em vez disso, Hašek escolheu Rynes do Sparta pela primeira vez no lado esquerdo.

A seleção checa vai participar na quarta edição da Liga das Nações e vai jogar na Divisão B. No ano passado, sob o comando do treinador Šilhavy, a equipa experimentou pela primeira vez a Liga A de elite, mas terminou em último lugar no grupo e foi despromovida.

A competição substitui os jogos de preparação e também dá às equipas nacionais uma oportunidade adicional de competir em torneios de topo. A quarta edição estará ligada à parte europeia da qualificação para o próximo Campeonato do Mundo. Às 12 equipas do segundo classificado da qualificação clássica juntar-se-ão os quatro primeiros classificados dos grupos da Liga das Nações que não terminem em segundo lugar. Estes 16 países disputarão então um "play-off" para os restantes quatro lugares europeus no Campeonato do Mundo de 2026.

"O objetivo com que viemos para cá é o de nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo. E esta é uma das formas de nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo. Por isso, todos os jogos são absolutamente cruciais para nós, queremos entrar em cada jogo com todo o poder de fogo", disse Hašek.

Nomeação completa

Guarda-redes: Matěj Kovář (Bayer Leverkusen), Jakub Markovič (FC Baník Ostrava), Adam Zadražil (FC Hradec Králové)

Defesas: Vladimír Coufal (West Ham United FC), Robin Hranáč (TSG 1899 Hoffenheim), Ladislav Krejčí (Girona FC), Matěj Ryneš (AC Sparta Praha), Martin Vitík (AC Sparta Praha), David Zima (SK Slavia Praha), Jaroslav Zelený (AC Sparta Praha)

Médios: Václav Černý (Rangers FC), Lukáš Červ (FC Viktoria Plzeň), Matěj Jurásek (SK Slavia Praha), Lukáš Kalvach (FC Viktoria Plzeň), Alex Král (RCD Espaňol), Ondřej Lingr (Feyenoord Rotterdam), Lukáš Provod (SK Slavia Praha), Tomáš Souček (West Ham United FC), Pavel Šulc ( FC Viktoria Plzeň)

Avançados: Tomáš Čvančara (Borussia Mönchengladbach), Adam Hložek (TSG 1899 Hoffenheim), Tomáš Chorý (SK Slavia Praha), Patrik Schick (Bayer 04 Leverkusen)