Liga das Nações: Morten Frendrup à espera de cumprir o sonho com a Dinamarca
Depois de um início difícil em Itália, Morten Frendrup teve de lutar para se tornar um jogador importante no Génova. O trabalho recompensou e o bom desempenho por terras transalpinas levou-o à seleção nacional da Dinamarca.
"Penso que fui bem sucedido porque o meu estilo de jogo é um pouco diferente em comparação com outros jogadores da Serie A. Consigo usar a minha pressão agressiva e ganhar a partida. Posso usar a minha agressividade para pressionar e ganhar bolas, e isso é muito apreciado", diz Frendrup.
O médio dos Grifone, agora que foi convocado pela Dinamarca, não pretende mudar esse estilo.
"É claro que estou a chegar à seleção nacional como um novo jogador. Mas acho que é importante não mudar muito o que somos. Tenho de fazer o mesmo que faço todos os dias. Foi por isso que fui selecionado.
Morten Frendrup tinha apenas 16 anos quando fez a sua estreia na equipa principal do Brøndby. Aos poucos, foi-se adaptando e tornando-se uma peça importante da equipa, e 93 jogos depois transferiu-se para o Génova. Em novembro de 2023, foi convocado para o jogo internacional contra a Irlanda do Norte. Mas, poucas horas depois da seleção, foi dispensado devido a um forte vírus intestinal.
"Obviamente, foi uma grande pena. É algo com que se sonha e não é certo que a oportunidade volte a surgir. Foi apenas um mau momento", afirma Frendrup.
Siga o Dinamarca - Suíça no Flashscore
Mas agora ele finalmente tem a oportunidade de vestir as cores vermelhas e brancas da seleção.
"É um sonho e uma honra poder representar a Dinamarca. É uma coisa enorme estar aqui. Espero que possamos sentir o gostinho disso em campo", asseverou.
Frendrup soube aproveitar bem as oportunidades que surgiram na sua carreira. Foi assim que ele entrou na equipa do Brøndby e foi assim que se firmou no onze titular do Génova depois de um início difícil quando chegou ao clube em janeiro de 2022.
"Havia muitos jogadores novos na equipa. Nos primeiros jogos, não joguei um único minuto. Por isso, foi um período incrivelmente difícil. Mas depois tive sorte porque alguém foi afetado pela Covid e, de repente, houve espaço para mim. E acho que aproveitei a oportunidade", diz Frendrup.
No início, foi-lhe dada a oportunidade de jogar como lateral, mas depois foi-lhe permitido jogar na sua posição preferida, o meio-campo.
"Aqui eu jogo com jogadores incrivelmente talentosos, e nos movimentamos como loucos. Estou muito feliz no Génova. É um ótimo lugar para crescer", diz o jovem médio.