Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Os jogos que não pode perder

Kylian Mbappe e a França já jogaram contra a Bélgica no Campeonato da Europa.
Kylian Mbappe e a França já jogaram contra a Bélgica no Campeonato da Europa.Profimedia
O Campeonato Europeu de Futebol já passou à história e a Liga das Nações vai estar no centro das atenções nos próximos dias. Portugal com Cristiano Ronaldo, a campeã europeia Espanha e uma Itália rejuvenescida: descubra aqui os principais jogos.

Portugal - Croácia

Quinta-feira, 5 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 1

Depois de uma campanha de qualificação impecável (10 vitórias em outros tantos jogos), Portugal começou o Euro-2024 com grandes expectativas. No entanto, o torneio na Alemanha terminou com uma amarga desilusão, com o conjunto de Cristiano Ronaldo a ser eliminado pela França nos quartos de final.

Agora, os portugueses têm de redescobrir o seu espírito ofensivo. CR7 não marcou um único golo no Campeonato da Europa; por vezes, o atacante de 39 anos parecia um corpo estranho. No entanto, é de esperar que o selecionador Roberto Martinez continue a confiar na sua estrela.

A Croácia também teve de lamber algumas feridas depois do Campeonato da Europa, com a sua campanha a chegar ao fim após a fase de grupos. O capitão Luka Modric, no entanto, mostrou-se otimista antes do início da Liga das Nações: "Fizemos o nosso melhor, isso é o mais importante. Por vezes, as coisas não correm como todos desejamos. Mas o Campeonato da Europa já passou".

O jogo terá lugar no Estádio da Luz, em Benfica, com a Escócia e a Polónia a serem os outros adversários do grupo.

França - Itália

Sexta-feira, 6 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 2

O domínio da França parece ter sido finalmente quebrado após um fraco Campeonato da Europa. Embora a equipa de Didier Deschamps tenha uma quantidade incrível de qualidade à sua disposição, quase não criou qualquer ameaça de golo. Kylian Mbappé também não conseguiu corresponder às elevadas expectativas - em parte porque um nariz partido lhe dificultou a vida.

No entanto, o jogador de 25 anos recarregou as baterias no último domingo. Marcou dois golos contra o Betis Sevilha, o seu primeiro golo no campeonato pelo Real Madrid.

O capitão da seleção francesa vai ter de se esforçar ao máximo nos próximos dias. O primeiro jogo contra a Itália será seguido do jogo contra a Bélgica. Israel completa o Grupo 2 da Divisão A.

Os italianos tiveram muito a discutir depois da sua eliminação precoce do Campeonato da Europa (oitavos de final). O técnico Luciano Spalletti conseguiu evitar ser demitido. O antigo treinador do Nápoles rejuvenesceu significativamente o plantel após um torneio dececionante - o lateral Giovanni di Lorenzo é o único jogador com mais de 30 anos.

Irlanda - Inglaterra

Sábado, 7 de setembro - 17:00 - Divisão B, Grupo 2

Dublin será um verdadeiro caldeirão no início da noite de sábado. A rivalidade entre a Irlanda e a Inglaterra vai muito para além do futebol, pois tem raízes numa luta de décadas pela independência. Por isso, os visitantes não vão ter uma receção amigável, mas sim um concerto de assobios.

Para já, a Inglaterra será treinada por Lee Carsley, de 50 anos, que trabalhou durante muitos anos nas camadas jovens dos Três Leões. Ainda não foi encontrado um sucessor permanente para Gareth Southgate.

Embora o plantel de Carsley seja em grande parte semelhante ao do Campeonato da Europa, quatro jovens jogadores - Tino Livramento (Newcastle), Angel Gomes (Lille), Morgan Gibbs-White (Nottingham) e Noni Madueke (Chelsea) - esperam fazer a sua estreia pela seleção.

A Inglaterra tem como objetivo um regresso rápido à Liga A, sendo a Grécia e a Finlândia os outros adversários do grupo.

Alemanha - Hungria

Sábado, 7 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 3

O destino tem juntado muitas vezes a Alemanha e a Hungria nos últimos anos. Foram adversários de grupo tanto no Euro-2020 como no Euro-2024, com dois encontros frente a frente na UEFA Nations League pelo meio.

A Alemanha teve muitas dificuldades contra a Hungria, tendo vencido apenas um dos últimos cinco encontros. Essa vitória aconteceu no Campeonato da Europa em casa, com a equipa do selecionador nacional Nagelsmann a celebrar uma vitória difícil por 2-0.

Quatro campeões do mundo alemães terminaram as suas carreiras internacionais após o Campeonato da Europa: Manuel Neuer, Toni Kroos, Ilkay Gündogan e Thomas Müller. As atenções estão agora viradas para os jogadores mais jovens ou menos experientes. Joshua Kimmich usará a braçadeira de capitão no futuro, enquanto Angelo Stiller, do Estugarda, espera disputar o seu primeiro jogo pela seleção principal.

O jogo terá lugar em Düsseldorf, sendo a Holanda e a Bósnia-Herzegovina os outros adversários do grupo.

Suíça - Espanha

Domingo, 8 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 4

Murat Yakin e o seu treinador adjunto Giorgio Contini causaram uma enorme surpresa no Euro-2024. A seleção suíça mostrou variação tática e quase chegou às meias-finais graças a um estilo de jogo direto e corajoso.

Será que os suíços estão prontos para a próxima grande surpresa? No domingo, os suíços recebem a Espanha, campeã europeia, em Genebra. Os ingressos se esgotaram rapidamente.

Os cerca de 30 mil torcedores verão uma Suíça ligeiramente modificada, com o guarda-redes Yann Sommer, o defesa Fabian Schär (32) e o extremo Xherdan Shaqiri encerraram as carreiras internacionais.

Em princípio, o selecionador espanhol Luis de la Fuente está confiante no seu plantel para o Campeonato da Europa e a dupla de extremos Lamine Yamal e Nico Williams continua a prometer grande espetáculo. No entanto, o defesa Nacho retirou-se da equipa nacional e o guarda-redes Unai Simon também não estará presente devido a uma lesão no pulso.

França - Bélgica

Segunda-feira, 9 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 2

Os dois países vizinhos já se tinham defrontado nos oitavos de final do Campeonato da Europa, com a França a vencer por 1-0 graças a um golo contra de Jan Vertonghen.

A seleção belga teve de suportar muitas críticas depois disso, o treinador Domenico Tedesco foi publicamente criticado e houve mesmo uma breve discussão pública sobre o seu despedimento. O germano-italiano não quis saber de nada, pois quer cumprir o seu contrato, que vai até ao Campeonato do Mundo de 2026.

O avançado Romelu Lukaku ficou de fora da lista de convocados para os próximos jogos, dando ainda mais responsabilidades ao médio Kevin de Bruyne. "Kevin é o nosso capitão. Acho que podemos deixar os jovens jogadores crescerem em torno dele", disse Tedesco.

Países Baixos - Alemanha

Terça-feira, 10 de setembro - 19:45 - Divisão A, Grupo 3

O selecionador Ronald Koeman mostrou a sua atitude: Porque Steven Bergwijn decidiu continuar a sua carreira na Arábia Saudita com o Al-Ittihad, o lateral esquerdo já não será considerado para a Países Baixos no futuro. "Quando se tem 26 anos, a ambição desportiva deve estar em primeiro plano, não a ambição financeira", disse Koeman, explicando a sua decisão.

Mais uma vez, o campeão europeu de 1988 deu provas de coerência. Jeremie Frimpong também não foi considerado para a seleção neerlandesa durante algum tempo porque se recusou a jogar pela equipa de sub-21. O general das Tulipas, Louis van Gaal, pode estar orgulhoso do seu sucessor.

Na próxima terça-feira, a Alemanha, arquirrival da Laranja Mecânica, visitará a Johan Cruijff Arena, em Amesterdão, altura em que as atenções se voltarão para as questões desportivas.