Liga das Nações: Os possíveis adversários de Portugal nos quartos de final
Terminou a fase de grupos da Liga das Nações para Portugal. Equipa mais cotada no Grupo A1, a Seleção Nacional correspondeu à teoria e garantiu o primeiro lugar sem derrotas (quatro vitórias e dois empates), à semelhança de Espanha (cinco triunfos e uma igualdade). Neste lote ainda se pode juntar a Alemanha (quatro vitórias e um empate), que tem esta terça-feira a última ronda com a Hungria.
Portugal vai ser assim cabeça-de-série no sorteio dos quartos de final (sexta-feira) e vai ter como adversário um dos segundos classificados (exceção feita à Croácia). Conheça os possíveis adversários de Portugal.
Itália
Em termos teóricos, a equipa mais complicada que pode calhar a Portugal. Segunda classificada no Grupo A2, terminou com 13 pontos, os mesmos de França, para quem apenas perdeu na diferença de golos (no confronto direto foi uma vitória por 3-1 para cada lado).
A equipa de Spalletti durante muito tempo pareceu sempre a grande dominadora do Grupo A2 e esteve nas meias-finais das últimas duas edições. Na primeira (2018/19) foi eliminada por Portugal no Grupo A3.
Dinamarca
A atravessar uma fase de mudança, a Dinamarca agora de Brian Riemer não teve uma fase de grupos fáceis. Conseguiu oito pontos (metade da líder Espanha) e carimbou os quartos de final com um nulo na Sérvia.
Marcou sete golos (é a equipa com o pior ataque a chegar aos quartos de final), mas tem a terceira melhor defesa (em igualdade com Portugal). Nos últimos dois anos terminaram no segundo lugar (atrás de Itália em 2021 e da Croácia em 2023), mas na altura só os primeiros avançavam, pelo que é a primeira vez que vão disputar a fase a eliminar.
Países Baixos
A Laranja Mecânica ainda não concluiu a fase de grupos, sendo que vai defrontar a Bósnia esta terça-feira, na última ronda do Grupo A3. Contudo, já não consegue apanhar a Alemanha e não pode ser apanhada pela Hungria, com quem tem vantagem no confronto direto.
Seria uma reedição da primeira final da Liga das Nações, que Gonçalo Guedes resolveu a favor de Portugal. De resto, nas quatro edições desta prova, os neerlandeses só falharam a fase a eliminar em 2021, quando ficaram atrás de Itália.