Liga das Nações: Países Baixos e Alemanha empatam (2-2) num belo espetáculo em Amesterdão
Recorde as incidências da partida
A impressionante campanha da Alemanha até aos quartos de final do Euro-2024, depois de um período de resultados indiferentes, rejuvenesceu o seu público, e a vitória por 5-0 sobre a Hungria na estreia em 2024/2025 foi mais uma prova de que os homens de Julian Nagelsmann estão prontos para regressar ao topo do futebol internacional.
A viagem a Amsterdão representou o primeiro teste real para a Alemanha nesta nova era, especialmente porque a Laranja Mecânica venceu a Bósnia e Herzegovina por 5-2 na última partida. A seleção anfitriã não deu sinais de diminuir o ritmo e abriu o marcador logo aos dois minutos de jogo.
Brian Brobbey segurou bem a bola antes de o passe de Ryan Gravenberch dar a Tijjani Reinders muito tempo e espaço para escolher o seu lugar à frente de Marc-Andre ter Stegen.
Florian Wirtz quase marcou o golo do empate, mas os neerlandeses foram a equipa mais ameaçadora na primeira meia-hora de jogo, procurando aproveitar os contra-ataques.
Os comandados de Ronald Koeman poderiam ter chegado ao segundo golo se Denzel Dumfries tivesse cabeceado sem marcação a cobrança do livre de Xavi Simons, que também obrigou Ter Stegen a uma defesa apertada.
No entanto, à medida que o tempo passava, a Alemanha foi ganhando terreno e, ao intervalo, já tinha virado o jogo.
Deniz Undav marcou o seu primeiro golo pela seleção alemã, depois de um remate desviado de Wirtz ter sido defendido por Bart Verbruggen.
Joshua Kimmich marcou o seu primeiro golo como capitão, concluindo uma jogada fantástica que envolveu um lançamento longo de Robert Andrich e passes de primeiro toque de David Raum e Undav.
Os Países Baixos tiveram a infelicidade de estar atrás no marcador ao intervalo, mas precisaram de poucos minutos para restabelecer a igualdade.
Brobbey já havia causado muitos problemas para os defesas alemães quando, mais uma vez, segurou e girou sobre Nico Schlotterbeck na grande área, antes de colocar a bola na cabeça de Dumfries.
No que estava a tornar-se um clássico, Kai Havertz rematou à queima-roupa com a baliza à sua mercê, antes de Ter Stegen impedir o remate rasteiro de Gravenberch de fora da área.
À medida que o jogo se aproximava do seu clímax, as oportunidades claras de golo eram cada vez mais raras. A Alemanha parecia ter mais chances de marcar, mas, no final, as duas seleções tiveram de se contentar com um ponto cada.
Com isso, Paises Baixos e Alemanha estão empatadas na liderança do grupo com quatro pontos cada, embora a Alemanha esteja no topo devido ao saldo de golos superior. Nagelsmann e companhia enfrentarão a Bósnia em outubro, enquanto os Países Baixos terão pela frente a Hungria.
Outros resultados da Liga A da Liga das Nações: