Liga das Nações: Polónia afasta-se do topo europeu e jogo contra a Croácia é crucial
A Polónia venceu a Escócia por 3-2 graças a um penálti nos descontos, no jogo de abertura da campanha, mas perdeu por 1-0 na Croácia antes da derrota em casa por 3-1 contra Portugal, o que expôs mais uma vez a impotência da equipa contra as equipas de topo.
Apesar de poder contar com um dos melhores avançados do Barcelona, Robert Lewandowski, a Polónia não teve ideias nem confiança para desafiar uma equipa portuguesa dominante. O experiente avançado mostrou-se desiludido após o jogo, que esgotou quase de imediato, uma vez que a principal arma ofensiva da Polónia enfrentou Cristiano Ronaldo.
Falta de entrosamento
"Hoje não foi só porque não tivemos a bola na área muitas vezes, mas porque raramente jogámos nela. O papel do avançado é tentar fazer alguma coisa, mas por vezes não há nada com que trabalhar", disse Lewandowski.
"Precisamos de encontrar um equilíbrio entre um bom jogo defensivo e a criação de oportunidades na frente. Falta-nos jogar em conjunto, correr riscos e, por vezes, tentar o golo ao acaso. No futebol, não se pode fazer uma coisa 90% das vezes. Temos de o fazer a 100 por cento e garantir que, se o fizermos, os outros também o farão", acrescentou o capitão da Polónia.
O técnico Michal Probierz, que está no cargo há um ano, conhece bem as limitações da Polónia e não tem medo de fazer experiências em busca de novas energias.
"Gosto da filosofia de jogo do treinador Probierz", disse o selecionador português, Roberto Martinez.
"Vê-se que ele arrisca, a equipa tenta jogar ao ataque e com pressão.... Hoje foi mais difícil para ele porque jogámos muito bem", acrescentou o treinador espanhol de Portugal.
Maximillian Oyedele
Contra Portugal, Probierz pôs em campo o médio do Legia Varsóvia, Maximillian Oyedele, de 19 anos, que surpreendentemente recebeu a sua primeira convocatória.
Oyedele foi formado na academia do Manchester United, mudou-se para o Legia no verão passado e, desde então, tem impressionado, não só no campeonato polaco, mas também na Liga Conferência.
No entanto, a estreia contra os campeões europeus de 2016 revelou-se um desafio demasiado grande para o jovem, que foi substituído pelo mais experiente Jakub Moder aos 66 minutos.
A Polónia, terceira classificada do Grupo 1 da Liga A com três pontos, recebe a Croácia na terça-feira no seu Stadion Narodowy, em Varsóvia, onde foi fortaleza durante dois anos.
A Polónia venceu oito e empatou duas vezes nos seus últimos 10 jogos em casa, incluindo uma surpreendente vitória por 1-0 contra a Alemanha no ano passado.