Liga das Nações: Portugal com caras novas à espera de uma oportunidade frente à Escócia
Siga as principais incidências da partida
Não se espera uma completa revolução no onze que Portugal vai apresentar frente à Escócia, mas a ausência de Vitinha, devido a lesão, e as novidades anunciadas por Roberto Martínez, que vai convocar e deixar no banco Tiago Santos, Renato Veiga e o jovem Geovany Quenda, fazem com que seja possível esperar alterações para este domingo.
Numa Liga das Nações que também serve para fazer algumas experiências, destacamos alguns nomes que podem aproveitar o encontro frente ao conjunto escocês para ganharem minutos e pontos nas escolhas do selecionador português.
João Neves
Entre os nomes destacados neste artigo, o médio do Paris SG é aquele com maior probabilidade de entrar no onze, até porque não é propriamente uma novidade nas escolhas de Roberto Martínez.
No entanto, a lesão de Vitinha faz com que o jogador formado no Benfica possa voltar a ser titular ao serviço da seleção, o que não acontece desde o jogo com a Geórgia no Euro-2024, onde não conseguiu destacar-se.
O bom arranque em França e o regresso ao Estádio da Luz funcionam como bons argumentos à utilização do jovem de apenas 19 anos, que já tem 10 internacionalizações por Portugal.
Renato Veiga
Uma das surpresas na convocatória de Roberto Martínez, Renato Veiga pode continuar a viver uma espécie de sonho de verão. Depois de ser contratado pelo Chelsea e de já ter feito a estreia na Premier League, o esquerdino foi chamado à seleção portuguesa pela primeira vez.
Formado no Sporting, onde não fez qualquer jogo pela equipa principal, o médio foi convertido a defesa e vem trazer soluções à seleção nacional.
Num papel que foi pertencendo a Toti Gomes em convocatórias anteriores, o jovem natural de Lisboa também pode jogar a defesa esquerdo ou a defesa-central, o que significa que poderá beneficiar da possibilidade de Portugal voltar a alinhar com uma tática de três centrais.
Tiago Santos
Pela temporada passada ao serviço do Lille, Tiago Santos já vinha merecendo uma atenção especial, mas a qualidade à disposição de Roberto Martínez fez com que o ex-Estoril, formado no Sporting, precisasse de esperar mais uns meses para ser chamado pela primeira vez.
A ausência de João Cancelo e um arranque de temporada ao nível do que apresentou na época passada foram suficientes para que o selecionador nacional decidisse convocar este lateral com apenas quatro internacionalizações nas camadas jovens de Portugal (todas ao serviço dos sub-21).
Habituado a ter projeção ofensiva, até porque foi extremo durante quase toda a formação, Tiago Santos pode acrescentar profundidade ao flanco direito da seleção nacional num jogo em que se esperam algumas dificuldades no último terço.
Francisco Trincão
Só uma lesão atrasou o regresso de Francisco Trincão. A excelente segunda metade de temporada abriu mesmo uma possibilidade de marcar presença no Euro-2024, mas a dispensa após regresso às convocatórias portuguesas foi a morte do artista.
Apesar da desilusão, o esquerdino não se deixou cair e recusou voltar ao nível que fez com que deixasse de ser chamado à seleção nacional, onde não joga desde 04 de setembro de 2021.
Mais de três anos depois, o extremo afirmou-se como um dos mais desequilibradores da Liga Portugal e das principais figuras do campeão nacional. Perante a ausência de Francisco Conceição, Trincão procura uma oportunidade para mostrar que merece marcar presença de forma mais regular nas convocatórias de Roberto Martínez, depois de ter sido chamado apenas pela segunda vez.
Pedro Gonçalves
Com 26 anos e números incríveis na Liga Portugal, Pedro Gonçalves sempre pareceu uma espécie de injustiçado na seleção. De resto, o jogador do Sporting fez, na quinta-feira, a estreia em jogos oficiais por Portugal, depois de apenas duas presenças em encontros particulares, ambas em 2021.
O excelente arranque de temporada acabou por convencer Roberto Martínez a convocá-lo pela primeira vez e até a dar-lhe minutos frente à Croácia, ainda que a lesão de Vitinha tenha condicionado.
Ultrapassada a primeira barreira, Pote procura agora uma oportunidade para se estrear a titular e mostrar que o público que pedia a sua chamada tinha razão. Com oito participações em golos no Sporting (quatro golos e quatro assistências) esta temporada, parece estar em ponto rebuçado para ganhar definitivamente o seu espaço no grupo.
Geovany Quenda
Apesar de algumas novidades na convocatória de Roberto Martínez, a grande surpresa foi mesmo a chamada do jovem Geovany Quenda.
Com apenas 17 anos e cinco jogos na equipa principal do Sporting, o extremo transformado em ala mereceu a convocatória de Roberto Martínez e parece já ter convencido o selecionador.
"Posso dizer que mostrou durante o estágio e durante os treinos que está preparado para ajudar a seleção", disse o técnico em conferência de imprensa.
Caso seja utilizado frente à Escócia, Geovany Quenda vai bater o recorde de Paulo Futre e tornar-se o jogador mais jovem de sempre a jogar por Portugal, com 17 anos e quatro meses.