Liga das Nações: Portugal com tudo definido fecha fase de grupos na Croácia
Siga as incidências da partida
Depois da goleada frente à Polónia (5-1), no Porto, na sexta-feira, a seleção portuguesa superou pela segunda vez a fase de grupos da Liga das Nações e avançou para os quartos de final - fase introduzida nesta edição, já que, antes, a qualificação permitia logo a presença na final four - e com o estatuto de cabeça de série, graças ao primeiro lugar do grupo já assegurado.
Depois do apuramento em 2018/19, na edição de estreia que viria a conquistar, Portugal nunca mais tinha conseguido passar uma fase de grupos, competindo sempre na Liga A, a divisão principal.
Com quatro vitórias e um empate, Portugal soma 13 pontos e tem a sua situação definida, com o selecionador Roberto Martínez a anunciar as dispensas do capitão Cristiano Ronaldo, de Pedro Neto, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, este último castigado, que ficam fora do jogo com a Croácia.
Para completar o grupo foram chamados dos sub-21 o extremo Geovany Quenda e o avançado Fábio Silva, que ainda procuram a primeira internacionalização na equipa principal, tal como os centrais Tomás Araújo e Tiago Djaló, que estão no lote de convocados.
Esta partida será, assim, uma oportunidade para o selecionador dar minutos e ver em ação jogadores que habitualmente não figuram nas primeiras escolhas, sendo esperadas muitas novidades no onze inicial.
Do lado da Croácia, segunda com sete pontos, o apuramento ainda não está garantido, uma vez que a Escócia ainda se pode intrometer nestas contas. Aos croatas basta um ponto para assegurarem o apuramento ou até mesmo nenhum, caso a Escócia não vença a Polónia.
Polacos e escoceses somam os mesmos quatro pontos à entrada para a última ronda, mas a Polónia tem desvantagem no confronto direto com a Croácia, enquanto os escoceses estão igualados.
Caso Croácia e Escócia terminem com os mesmos pontos será a diferença de golos a decidir quem segue em frente, com os croatas também aqui a estarem em vantagem nesta altura, com sete marcados e sete sofridos, enquanto os escoceses têm cinco marcados e sete sofridos.
A equipa que terminar em segundo acompanha Portugal para os quartos de final, o terceiro vai disputar um play-off de manutenção, enquanto o quarto é relegado à Liga B.
Nesta última partida decisiva para a Croácia, o capitão Luka Modric é baixa certa, pois também viu um amarelo na última partida que o afasta do confronto com Portugal, tal como Petar Sucic, que foi expulso.
O jogo entre Croácia e Portugal está agendado para segunda-feira, pelas 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Poljud, em Split, num duelo que será arbitrado pelo italiano Davide Massa.