Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: República Checa (2-1) e País de Gales (4-1) sobem de divisão

James Hilsum, Matthew Burgess e Chris Wilson
A festa da República Checa
A festa da República ChecaProfimedia
No grupo mais renhido da Divisão B, a República Checa acabou por confirmar o favoritismo e garantiu a presença no primeiro escalão na próxima temporada. O País de Gales completa o lote de promovidos ao superar a Turquia (Kokçu e Akturkoglu titulares) que foi surpreendida pelo já despromovido Montenegro.

República Checa 2-1 Geórgia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os checos precisavam de três pontos para garantir o primeiro lugar e abriram o marcador logo aos três minutos, quando três avançados se combinaram de forma brilhante para abrir a defesa georgiana. Jan Kliment desviou com mestria a bola de Adam Hložek para Pavel Šulc, que aplicou um remate certeiro de pé esquerdo que passou por Giorgi Mamardashvili. Luka Lochoshvil procurou dar uma resposta aos visitantes com um remate à queima-roupa que Matěj Kovář desviou por cima da barra.

No entanto, a equipa de Ivan Hašek dobrou a vantagem, cortesia do primeiro golo de Hložek nesta campanha da Liga das Nações O avançado do Hoffenheim foi derrubado por Lasha Dvali à entrada da área, e cobrou o livre que se seguiu depois de explorar uma brecha na muralha georgiana. Václav Jemelka não esteve longe de aumentar a vantagem dos anfitriões, com a Geórgia a dever a Mamardashvili uma excelente defesa por reflexo no seu poste próximo, depois de a sua defesa não ter conseguido afastar o cruzamento inicial de Vladimír Coufal. A equipa de Willy Sagnol esteve a centímetros de reduzir a desvantagem no final da primeira parte, com um remate em arco de Khvicha Kvaratskhelia que passou perto do poste.

A natureza frenética desta competição continuou após o intervalo, com oportunidades iniciais para ambas as equipas. Kovář foi chamado a intervir para afastar outro remate de Kvaratskhelia, enquanto Mamardashvili conseguiu evitar que o remate de Václav Černý passasse por baixo dele, após uma bela jogada individual do médio do Rangers. Mas, no balanço do jogo, teria sido difícil não reconhecer um golo à Geórgia, e Georges Mikautadze entrou na luta para reduzir a desvantagem para metade. O avançado do Lyon rematou com o pé direito para Kovář, depois de ter sido escolhido por Otar Kakabadze, aos 60 minutos.

A Geórgia dominou a posse de bola durante grande parte da segunda parte, mas não conseguiu traduzir a maior parte do tempo com bola em oportunidades de golo. Budu Zivzivadze foi duas vezes negado por Kovář no final do jogo, enquanto os homens de Hašek seguraram uma vitória estreita para selar a promoção. Entretanto, a Geórgia enfrenta agora um play-off de despromoção em março para manter o seu estatuto na Divisão B, depois de ter estado quatro jogos sem vencer.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

País de Gales 4-1 Islândia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Islândia deslocou-se a Cardiff com o objetivo de garantir um lugar no play-off de subida, à custa dos invictos anfitriões galeses. A equipa de Craig Bellamy ainda tinha aspirações de vencer o Grupo B4, à frente da Turquia. As ideias de vencer o grupo foram, de facto, postas de lado quando um início dominante dos visitantes os levou a uma merecida vantagem inicial. Um ataque islandês paciente culminou com Orri Óskarsson a forçar uma defesa acrobática de Danny Ward, antes de Andri Gudjohnsen se virar e marcar no ressalto para silenciar o público galês. Depois de um período de pressão crescente, o País de Gales voltou a empatar pouco depois da meia hora, graças a Cullen, que recebeu um lançamento de Brennan Johnson com um cabeceamento certeiro a seis metros de distância, marcando o seu primeiro golo pela seleção.

Com as duas equipas a tentarem impor-se numa primeira parte muito disputada, Cullen aumentou o marcador já nos descontos, quando o País de Gales pressionava. A reviravolta forçada de Harry Wilson levou o País de Gales ao ataque, e quando o remate rasteiro de Dan James foi desviado para Cullen, ele estava bem posicionado para seguir e chutar para a baliza. A Islândia também foi perigosa no início da segunda parte, com os visitantes a abrirem várias vezes o caminho a Gales. Jón Dagur Thorsteinsson esteve perto de empatar por duas vezes, com um remate a escassos centímetros da baliza e outro a ser desviado pela linha de golo. Apesar das tentativas da Islândia para restabelecer a igualdade, outra incisiva jogada de ataque galesa levou os galeses a ampliarem a vantagem, com Cullen a lançar Johson para que este passasse a bola por baixo de Hákon Valdimarsson.

A disciplina da Islândia começou a diminuir à medida que as suas esperanças se desvaneciam, com António Nobre a emitir uma série de cartões para aumentar ainda mais as suas frustrações. Com a vitória na mira, Cullen lutou para ganhar a posse de bola no alto do campo, lançando mais um contra-ataque galês, quando Wilson recuperou a posse de bola e disparou um remate de mais de 20 metros para provocar cenas de júbilo e encerrar a disputa. A vitória deixa o País de Gales com três vitórias e três empates sob o comando de Bellamy, enquanto a Islândia perde a quarta partida consecutiva em solo galês após um início promissor.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Montenegro 3-1 Turquia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Embora este este jogo fosse só para cumprir calendário para uma equipa de Montenegro que já sabe que vai jogar na Divisão C na próxima época, o mesmo não se pode dizer da Turquia, que sonhava com a subida. Sem uma vitória nesta fase de grupos antes desta noite, Montenegro estava ansioso por, pelo menos, se despedir em grande estilo, e pensou que tinha dado um passo de gigante nesse sentido quando Nikola Krstović contornou Mert Günok e cortou para Stevan Jovetić bater para a baliza vazia. Infelizmente para os anfitriões, Krstović estava em posição irregular.

Isso foi apenas um alívio temporário para a Turquia, que se viu atrás em circunstâncias semelhantes quando Krstović correu para trás, mas desta vez ele foi egoísta e disparou um remate no canto inferior. No entanto, a Turquia não demorou muito a reagir, contra-atacando quase de imediato quando Kenan Yıldız rematou para o fundo da baliza após passe de Orkun Kökçü. Mas foi então a vez de Montenegro contra-atacar, restabelecendo a vantagem no final do primeiro tempo, quando Krstović disparou um foguete absoluto no canto superior esquerdo para surpreender os visitantes.

Com a notícia de que o País de Gales estava a liderar contra a Islândia, a Turquia sabia que, a menos que conseguisse fazer alguma magia depois do intervalo, estava a caminho do play-off de promoção. Os turcos criaram uma série de oportunidades para empatar a partida após o intervalo, mas bater Igor Nikić estava a revelar-se problemático. E a tarefa ficou ainda mais difícil a pouco menos de 20 minutos do fim, quando o cruzamento certeiro de Ognjen Gašević para a área foi recebido pela cabeça de Krstović, cujo cabeceamento entrou no canto oposto.

Nessa altura, a Turquia sabia que o jogo estava provavelmente terminado no que dizia respeito à subida automática, mas isso não os impediu de procurar uma consolação tardia, o que não aconteceu. Em março, os turcos terão de disputar um play-off contra o terceiro classificado da Divisão A para decidir em que Liga estarão no próximo ciclo. Os montenegrinos sabem que vão disputar o terceiro escalão, mas o resultado serviu para salvar um pouco da cara.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Outros resultados:

Albânia 1-2 Ucrânia