Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Samuel Costa aumenta para nove as estreias na era Martínez

LUSA
Samuel Costa com os companheiros no final da partida
Samuel Costa com os companheiros no final da partidaMIGUEL A. LOPES/LUSA
Samuel Costa, lançado nos descontos, imitou este sábado Renato Veiga, que foi titular, e também fez os primeiros minutos com a camisola da seleção portuguesa de futebol, elevando para nove o número de estreantes da era Roberto Martínez.

Recorde as incidências da partida

No triunfo em Varsóvia sobre a Polónia, por 3-1, na terceira jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, Samuel Costa foi lançado na partida aos 90+1 minutos, para o lugar de Bernardo Silva, e viveu a sua primeira internacionalização.

Pouco antes, quando o árbitro apitou para o inicio da partida, o defesa Renato Veiga tinha passado a ser a oitava estreia de Martínez, ao aparecer na equipa titular de Portugal, completando os 90 minutos.

No Estádio Nacional de Varsóvia, o jogador de 21 anos, que atua no Chelsea, foi escolhido para fazer dupla com Rúben Dias no centro da defesa da seleção nacional, que alcançou a terceira vitória seguida na competição e ficou mais perto do acesso aos quartos de final.

Veiga sucedeu a Francisco Conceição, que fez a sua estreia em março deste ano, em Liubliana, na derrota por 2-0 com a Eslovénia, num particular que serviu de preparação para o Euro2024.

No Estádio Stozice, Francisco, filho do antigo internacional Sérgio Conceição, foi lançado na partida aos 46 minutos, rendendo o médio Otávio.

Naquele que foi o primeiro duelo de sempre com a Eslovénia (que acabou mais tarde por defrontar na fase final do Europeu), Portugal sofreu o primeiro desaire sob o comando de Roberto Martínez, que estava 100% vitorioso desde que chegou ao comando da seleção nacional (11 triunfos).

Dias antes tinha sido a vez do avançado Jota Silva, na altura no Vitória de Guimarães e agora no Nottingham Forest, que viveu os primeiros minutos com a equipa das ‘quinas’ no triunfo no particular sobre a Suécia (5-2), também de preparação para o Europeu da Alemanha.

No Estádio D. Afonso Henriques, que era a ‘sua’ casa, Jota Silva, de 24 anos, foi lançado na partida aos 63 minutos, para o lugar de Gonçalo Ramos e cumpriu a primeira internacionalização ‘AA’.

Em novembro do ano passado, na qualificação para o Euro2024, em Vaduz, o guarda-redes José Sá e Toti Gomes foram titulares no triunfo sobre o Liechtenstein (2-0), enquanto o lateral João Mário foi lançado nos últimos minutos.

Um mês antes, na Bósnia-Herzegovina , o médio João Neves, de apenas 19, já tinha somado a sua primeira internacionalização ‘AA’, ao ser suplente utilizado na goleada de Portugal em Zenica, por 5-0.

No arranque da qualificação, em 23 de março, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Martínez, contra o Liechtenstein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Os estreantes na era Roberto Martínez:

12/10/24: Renato Veiga e Samuel Veiga (Polónia-Portugal, 1-3, Liga das Nações)

26/03/24: Francisco Conceição (Eslovénia-Portugal, 2-0, particular)

21/03/24: Jota Silva (Portugal-Suécia, 5-2, particular)

16/11/23: José Sá, Toti Gomes e João Mário (Liechtenstein-Portugal, 0-2, qualificação Euro-2024)

16/10/23: João Neves (Bósnia-Herzegovina-Portugal, 0-5, qualificação Euro-2024)

23/03/23: Gonçalo Inácio (Portugal-Liechtenstein, 4-0, qualificação Euro-2024)