Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: São Marino faz história ao vencer o primeiro jogo oficial (1-0)

Rodrigo Coimbra c/Miguel Baeza
O Liechtenstein venceu San Marino em 2020.
O Liechtenstein venceu San Marino em 2020.ČTK / AP / Jonathan Moscrop
A seleção de São Marino recebeu e venceu o Liechtenstein (1-0), esta quinta-feira, num momento absolutamente histórico para este pequeno país europeu, tratando-se do seu primeiro triunfo em encontros oficiais.

Longe dos holofotes das melhores seleções do Velho Continente e do mundo, há histórias que vão para além do futebol. São Marino e Liechtenstein são as das seleções cujos jogadores esperam impacientemente por cada pausa internacional para deixarem os seus empregos e irem jogar contra os maiores nomes do futebol. E hoje houve história: São Marino venceu um jogo oficial!

único triunfo internacional da história da nação em mais de 200 jogos tinha acontecido há 20 anos, a 28 de abril de 2004, com uma vitória por 1-0 sobre precisamente o Liechtenstein, mas a seca em jogos oficiais durava... até hoje.

Nicko Sensoli é o principal herói desta história. O jovem de 19 anos abriu o ativo, aos 53 minutos, e o resultado perdurou até ao apito final.

De acordo com o Ranking da FIFA, São Marino é a seleção menos cotada do mundo. Por isso não é de estranhar que, à exceção do êxito de há duas décadas, o seu registo global seja de 195 derrotas e nove empates (marcou 33 golos e sofreu 824). 

Ocupam o último lugar (210.º) na classificação, a mais de 40 pontos da equipa seguinte, Anguila. Apenas a Eritreia está atrás, mas isso deve-se ao facto de não ter sido atribuído um lugar pelo organismo que rege o futebol mundial, uma vez que não disputou um jogo oficial desde 19 de dezembro de 2019.