Liga das Nações: Seis jogos que não pode perder
Quinta-feira, 14 de novembro
Grupo B2: Grécia x Inglaterra - 19:45
Quando a Inglaterra recebeu a Grécia em Wembley, na última paragem internacional, há um mês, os homens de Lee Carsley foram humilhados e perderam por 2-1. O jogo ficou marcado por vários factos: As homenagens ao tragicamente falecido George Baldock, antigo internacional grego nascido na Inglaterra, que tinha morrido no dia anterior, as tácticas de ataque kamikaze de Carsley e o facto de ter sido a primeira vitória de sempre da Grécia sobre a Inglaterra.
Desde então, a Inglaterra anunciou que Thomas Tuchel assumirá o comando da seleção no ano que vem, com a saída de Carsley. Além disso, tanto a Grécia quanto a Inglaterra venceram uma partida. As duas seleções estão no topo do Grupo 2 da Liga B. Os gregos venceram quatro das quatro partidas disputadas, enquanto os ingleses ganharam três.
Os ingleses querem se vingar e vencer para voltar a ficar em igualdade de condições com os gregos. No entanto, a equipa de Ivan Jovanovic já mostrou na Liga das Nações que não só tem garra como é uma das melhores equipas fora da primeira divisão. A Inglaterra já foi derrotada uma vez e terá de fazer o seu melhor jogo para provar que o seu lugar é na Liga A.
Sexta-feira, 15 de novembro
Grupo A4: Dinamarca x Espanha - 19:45
Na Liga A, a Espanha, campeã europeia, está no topo do Grupo 4, à frente de Dinamarca, Sérvia e Suíça. Durante esta pausa internacional, os espanhóis vão defrontar a Dinamarca em Copenhaga, sob as luzes de sexta-feira à noite.
Invicta até agora no grupo, a equipa de Luis de la Fuente impressionou e só sofreu um golo na fase de grupos. O teste mais difícil foi contra os dinamarqueses na última pausa internacional, que venceram por 1-0 em Múrcia. No entanto, ir à Dinamarca é um desafio diferente, o que torna o jogo um pouco mais equilibrado.
A derrota com a Espanha foi a única da equipa de Kasper Hjulmand até ao momento no grupo, enquanto que em casa os dinamarqueses venceram os suíços e os sérvios. É claro que os campeões europeus são os favoritos, mas os dinamarqueses sentem praticamente o cheiro dos quartos de final e não hesitarão em tentar a sua sorte. No entanto, terão de ultrapassar a história, uma vez que não vencem a Espanha desde 1993.
Sábado, 16 de novembro
Grupo B4: Turquia x País de Gales - 17:00
O topo do Grupo 4 da Liga B está interessante antes das duas últimas rondas. A Turquia lidera o grupo com 10 pontos, mas o País de Gales está apenas dois pontos atrás, no segundo lugar, e as duas selecções defrontam-se este sábado, em Kayseri, num jogo que pode acabar por ser um play-off de promoção direta.
Ambas as equipas estão invictas no grupo, que também inclui a Islândia e Montenegro, e empataram (0-0) em Cardiff na primeira volta de jogos. A Turquia de Vincenzo Montella está em melhor fase e vem de três vitórias consecutivas. Além disso, conta com os talentos emergentes Kenan Yildiz e Arda Guler.
O País de Gales, por sua vez, vem tendo o seu próprio renascimento, sob o olhar atento do ex-jogador Craig Bellamy. Após a vitória sobre Montenegro na última rodada, Bellamy se tornou o primeiro técnico galês da história a ficar invicto nos quatro primeiros jogos. Será que ele conseguirá manter a sequência com uma vitória surpreendente fora de casa?
Domingo, 17 de novembro
Grupo A2: Itália x França - 19:45
Itália contra França - não há muitos jogos com tanta herança como este. As duas selecções evocam imediatamente os triunfos no Campeonato do Mundo e no Campeonato da Europa. A Itália e a França estão a lutar pela vitória no seu grupo na Liga das Nações e deverão chegar aos quartos de final à frente da Bélgica, uma vez que Israel já está fora da corrida no Grupo A2.
Ambas as selecções terão disputado um jogo antes de se defrontarem no domingo, com a Itália a medir forças com a Bélgica fora e a França a receber Israel, ambos na quinta-feira. Por conseguinte, ainda não se sabe exatamente como será o grupo antes do jogo em Milão. De qualquer forma, será um confronto entre dois dos melhores do continente.
Didier Deschamps não contará com Kylain Mbappé, que não participa da pausa internacional, e Antoine Griezmann, que se aposentou desde a última vez em que as equipes se enfrentaram em Paris - a equipe de Luciano Spalletti venceu por 3-1. Ambos os países estão a descobrir novos heróis e, como sempre, este jogo promete qualidade.
Segunda-feira, 18 de novembro
Grupo A1: Croácia x Portugal - 19:45
Por falar em qualidade, tanto a Croácia como Portugal podem orgulhar-se de terem produzido alguns dos melhores futebolistas da atual geração e da história. Além disso, as duas selecções estão a disputar o primeiro lugar do Grupo 1 da Liga A.
Antes do confronto de segunda-feira, no entanto, as duas selecções já terão jogado: a Croácia recebe a Escócia e Portugal recebe a Polónia, ambos na sexta-feira. Mesmo que ambas percam, o jogo de segunda-feira poderá ser uma ocasião para vencer o grupo.
Ambas as equipas são uma mistura de velhos e novos jogadores, com Cristiano Ronaldo incrivelmente ainda envolvido na equipa portuguesa, enquanto Luka Modric e Ivan Perisic também continuam a fazer o seu trabalho. É possível que já tenham assegurado a passagem à fase seguinte quando se encontrarem em Split, mas, seja como for, será um encontro interessante.
Terça-feira, 19 de novembro
Grupo B1: República Checa x Geórgia - 19:45
No Grupo 1 da Liga B, a República Checa recebe a Geórgia em Olomouc na terça-feira. Este está a ser um agrupamento muito disputado, com checos, georgianos, albaneses e ucranianos em condições de se apurarem.
No sábado, a Albânia recebe a República Checa e a Geórgia defronta a Ucrânia. Mesmo com derrotas no fim de semana, tanto os checos como os georgianos continuam na luta pela subida à Divisão A. A situação não podia ser muito mais complicada neste grupo, o que torna os quatro jogos interessantes durante a pausa.
A seleção da Geórgia conquistou muitos admiradores durante o Euro-2024 com o estilo de jogo ofensivo e, embora a República Checa não seja tão divertida, o contexto desta partida torna-a imperdível. O mesmo se pode dizer do duelo entre Albânia e Ucrânia, dependendo dos resultados.