Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Suécia deixa fugir vantagem de dois golos (2-2), Azerbaijão, de Fernando Santos, derrotado (3-1)

Danny Lewis e Akhil Fisher
Atualizado
Eslováquia empatou diante da Suécia
Eslováquia empatou diante da SuéciaTASR /Martin Baumann
Com Viktor Gyökeres a titular, os suecos estiveram a vencer por 0-2 em Bratislava, mas permitiram o empate e deixaram cair os primeiros pontos nesta Liga das Nações. A Estónia conquistou a sua primeira vitória na Liga das Nações ao derrotar o Azerbaijão por 3-1 no Estádio Lilleküla, em Tallinn, infligindo apenas a segunda derrota aos visitantes em oito confrontos diretos. Treinador português perdeu todos os jogos realizados até ao momento.

Eslováquia 2-2 Suécia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A primeira oportunidade de golo foi criada por Lukáš Haraslín. Strelec viu o seu cabeceamento após um remate de Peter Pekarík ser desviado por Alex Douglas, antes de o remate de László Bénes ser defendido. Com a Suécia a começar a dominar a partida, a sua dupla de ataque ligou as pontas para ter uma oportunidade de golo cada, mas Bénes bloqueou o remate de Dejan Kulusevski e Viktor Gyökeres cabeceou por cima.

Kulusevski ainda tentou mais um remate para fora, antes de participar no golo inaugural, aos 25 minutos, quando o seu remate bateu em Bénes e foi parar a Yasin Ayari, para o médio rematar de improviso, que Marek Rodák não conseguiu evitar, apesar de ter acertado na trave.

Sete minutos mais tarde, o guarda-redes da Eslováquia sentiu-se infeliz por ter sofrido um novo golo, ao defender um remate de Gyökeres, deixando a bola ficar à espera de Ken Sema para marcar o seu primeiro golo pela seleção.

A sorte dos anfitriões mudou antes do intervalo, quando o passe de Viktor Johansson foi intercetado por Haraslín e acabou por ser castigado, apesar da sua defesa a Ondrej Dude, com Strelec a rematar de forma simples.

O início da segunda parte foi frustrante para o Gyökeres, que falhou completamente a bola na sua tentativa de remate, foi travado por Rodák e depois viu o seu remate desviar na trave. Tomáš Suslov esteve perto de aumentar a vantagem pouco antes da hora marcada, quando o seu remate desviado passou ligeiramente ao lado do poste. A equipa de Francesco Calzona continuou a pressionar em busca do empate e foi recompensada aos 72 minutos. O remate de Suslov desviou em Sema e chegou a Haraslín, que cruzou a bola para Strelec a desviar para a baliza.

Niclas Eliasson não conseguiu marcar momentos depois e Haraslín rematou para o fundo da baliza, o que obrigou as duas equipas a dividirem o resultado e a manterem-se empatadas no topo do Grupo C1. Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento nesta campanha da Liga das Nações, a Suécia está invicta há quatro jogos, enquanto a Eslováquia não sofreu nenhuma derrota em 90 minutos nos últimos cinco.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Estónia 3-1 Azerbaijão

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Já envolvidas numa possível luta contra a despromoção, com um quarto lugar a significar a despromoção automática para a Liga C, as duas equipas pareciam ansiosas desde o início. Mas foi o Azerbaijão que começou a ganhar ritmo, com Renat Dadashov a acertar no poste e Toral Bayramov a obrigar Karl Hein a fazer uma excelente defesa a um remate à entrada da área. Ioan Yakovlev aproveitou o caos, passando por uma defesa azeri exposta e deixando Mekhti Dzhenetov desamparado, que aos 32 minutos abriu o placar com frieza, negando aos visitantes a primeira vitória sem sofrer golos em seis jogos.

Em resposta, o Milli Komanda impôs à Estónia o 19.º jogo consecutivo a sofrer golos, depois de ter ganho um penálti nos descontos por intermédio de Elvin Cafarquliyev, que Bayramov converteu com facilidade no canto direito. Mas, como acontece com frequência no futebol, os comandados de Jürgen Henn responderam poucos segundos depois do recomeço, com Vlasiy Sinyavskiy finalizando uma rápida jogada de quatro passes com desenvoltura para restaurar a vantagem no intervalo. Ironicamente, a última vez que a Estónia esteve à frente no marcador foi há 15 jogos, contra o Azerbaijão, em Baku.

O que se seguiu após o reinício do jogo foi um jogo de ponta a ponta, com as duas equipes mostrando sinais de desespero na tentativa de conquistar os primeiros pontos da temporada da Liga das Nações. A impressionante defesa da Estónia absorveu toda a pressão primeiro, antes de responder no contra-ataque mais uma vez, com Rocco Robert Shein a roubar os holofotes com um impressionante esforço individual a partir do flanco direito, ao cortar para dentro e deixar voar um imparável remate de pé esquerdo para o canto inferior, fazendo o 3-1 a 20 minutos do fim.

O golo de Shein, no entanto, marcou o fim do domínio do Azerbaijão na partida, permitindo que o Sinisärgid conquistasse a primeira vitória da Liga das Nações em três jogos. Apesar de terem vencido recentemente as Ilhas Faroé e a Lituânia para conquistar a Taça do Báltico, a vitória continua a ser o primeiro grande triunfo em 17 confrontos internacionais. Por outro lado, Fernando Santos e companhia continuam a ter maus resultados, com a terceira derrota consecutiva, o que significa que agora estão no último lugar do grupo da Liga das Nações.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore