Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: UEFA multa e dá vitória à Roménia depois do Kosovo ter abandonado a partida

André Guerra c/Alex Mihei
O duelo entre a Roménia e o Kosovo foi marcado por acontecimentos desagradáveis
O duelo entre a Roménia e o Kosovo foi marcado por acontecimentos desagradáveisAlex Nicodim / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Apesar de reconhecer o comportamento racista e discriminatório dos adeptos romenos, a UEFA decidiu atribuir uma vitória por 3-0 à Roménia depois dos jogadores do Kosovo terem abandonado o relvado aos 90+5 minutos, no duelo de sexta-feira, a contar para a quinta jornada da Liga das Nações, quando o duelo estava empatado 0-0.

Após um confronto entre o capitão Amir Rrahmani e Denis Alibec, os kosovares fizeram gestos obscenos para os adeptos romenos nas bancadas, que começaram a gritar "Sérvia, Sérvia". Após estes episódios, os visitantes foram para o balneário e recusaram-se a continuar o jogo, apesar da insistência do árbitro dinamarquês Morten Krogh.

Cinco dias após os incidentes ocorridos na Arena Nacional de Bucareste, os responsáveis da UEFA deram o seu veredito: a Roménia venceu o Kosovo por 3-0 no total.

No entanto, o organismo sancionou a Federação Romena de Futebol com sete multas, na sequência do comportamento inadequado dos adeptos. A sanção mais grave inclui uma multa de 50.000 euros e a obrigação de disputar o próximo jogo em casa à porta fechada, devido a comportamentos racistas ou discriminatórios dos adeptos.

Para além desta medida, a UEFA aplicou outras multas de 30.000 euros, 9.000 euros, 4.500 euros, 8.000 euros, 12.500 euros e 14.000 euros por vários incidentes causados por adeptos

Na sequência deste veredito, a Roménia, de Mircea Lucescu, somou duas vitórias consecutivas no Grupo C2 da Liga das Nações e mantém-se no segundo lugar do sorteio das eliminatórias para o Mundial de 2026.

O sorteio dos play-offs da Liga das Nações terá lugar na sexta-feira, 22 de novembro, enquanto o dia 13 de dezembro determinará a composição dos grupos preliminares para as eliminatórias do Campeonato do Mundo de 2026.