Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: UEFA obrigada a tomar decisão rápida sobre o jogo Roménia-Kosovo

George Vila
Partida entre Roménia e Kosovo foi interrompida
Partida entre Roménia e Kosovo foi interrompida ČTK / AP / Alexandru Dobre/ Profimedia
O jogo estava 0-0 quando os visitantes abandonaram o relvado dois minutos antes do apito final por terem ouvido cânticos xenófobos vindos das bancadas. O árbitro teve de apitar o final do jogo uma hora mais tarde, depois de vários apelos para que os kosovares regressassem ao relvado.

Espera-se que o comité disciplinar da UEFA anuncie uma decisão sobre o resultado final do jogo entre a Roménia e o Kosovo antes dos jogos das duas equipas na segunda-feira.

Ambas as equipas esperam ganhar o jogo por 3-0, mas os especialistas em tais situações dizem que a equipa do Kosovo não pode ser considera vencedora.

Os kosovares afirmam que houve cânticos dirigidos diretamente a eles, como "Sérvia" ou "Kosovo é Sérvia", razão pela qual também abandonaram o campo.

A equipa romena baseia-se em provas de vídeo que podem provar que o ambiente no estádio não era nada parecido com o descrito pelos jogadores kosovares.

Neste caso, a Roménia deveria ganhar por 3-0 porque os convidados se recusaram a jogar. Os kosovares têm ainda uma solução: podem apresentar uma queixa no prazo de 24 horas para contestar o resultado final.

Veredicto da UEFA em 24 horas

De acordo com o artigo 64.º do regulamento da UEFA, o organismo continental terá de tomar uma decisão até segunda-feira, 18 de novembro, data dos próximos jogos das duas equipas: Roménia-Chipre e Kosovo-Lituânia.

"As equipas participantes têm o direito de apresentar um protesto contra a validade do resultado do jogo, que será tomado em consideração pelo órgão disciplinar competente, desde que o protesto chegue à UEFA no prazo de 24 horas após a conclusão do jogo em questão", lê-se no regulamento.

A classificação do grupo
A classificação do grupoFlashscore

Uma vitória do Kosovo seria a única hipótese de se manter na corrida pela vitória do grupo da Liga das Nações antes da ronda final de segunda-feira, quando será disputada a última jornada do grupo.

Isto porque a Roménia venceu a primeira volta por 3-0 em Priștina e o primeiro lugar não é decidido com base na diferença de pontos, mas sim no confronto direto.