Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Última visita da Croácia fez soar os alarmes na seleção lusa

Portugal reencontra a Croácia
Portugal reencontra a CroáciaPATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Portugal defronta esta quinta-feira a Croácia, no arranque da Liga das Nações, um adversário que tem sido simpático para a seleção nacional, mas que deixou um sabor amargo na última vez que visitou solo luso.

Acompanhe as incidências da partida

O Estádio da Luz, em Lisboa, será palco apenas do segundo jogo oficial entre portugueses e croatas em solo luso, com o registo total a ser bastante positivo para as equipas das quinas, apesar do desaire (2-1) no último confronto em junho, no Jamor, num particular de preparação para o Euro-2024.

Antes disso, Portugal levava um registo quase perfeito de seis vitórias e apenas um empate, incluindo triunfos no Campeonato da Europa de 2016, em França (1-0 após prolongamento, nos oitavos de final), isto depois de as duas nações já se terem encontrado nesta mesma prova, mas 1996, no seu primeiro duelo de sempre, este também com sucesso luso (3-0, na fase de grupos).

O único jogo oficial em Portugal aconteceu também na Liga das Nações, em 2020, com uma vitória por 4-1 no Estádio do Dragão, no Porto.

Os números indicam um domínio da seleção nacional perante os croatas, mas o último confronto deixou marcas, mesmo sendo um particular, sobretudo devido à superioridade demonstrada pela equipa de Modric no Estádio Nacional.

O capitão croata marcou de grande penalidade aos oito minutos, com Diogo Jota a responder aos 48 e Budimir a dar a vitória à seleção dos Balcãs aos 56.

O último encontro oficial entre portugueses e croatas aconteceu em 17 de novembro de 2020, com os dois já eliminados da Liga das Nações, com a seleção lusa a vencer por 3-2, em Split, no seu primeiro jogo de sempre, e até agora único, naquele país.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

O central Rúben Dias estreou-se a marcar, e logo com um bis, e João Félix repetiu o seu nome na lista de marcadores, depois de ter feito o seu primeiro golo de sempre pela equipa das quinas, dois meses antes, no 4-1 no Estádio do Dragão.

Em 1996, na cidade inglesa de Nottingham, a seleção lusa chegou ao encontro da terceira ronda da fase de grupos do Euro-1996 a precisar de empatar, perante uns croatas que, já apurados, pouparam vários jogadores para os quartos de final.

Luís Figo e João Vieira Pinto, na primeira parte, e o suplente Domingos Paciência, na segunda, selaram o triunfo dos comandados de António Oliveira por claros 3-0.

Portugal cairia nos quartos de final, vítima de um chapéu do checo Karel Poborsky (0-1), que viria a jogar no Benfica, enquanto a Croácia, na sua primeira fase final pós-Jugoslávia, tombou na mesma fase, perante a Alemanha (1-2).

Duas décadas mais tarde, o jogo aconteceu na cidade francesa de Lens e foi o primeiro a eliminar para as duas equipas no Europeu de 2016, nos oitavos de final.

Um golo de Ricardo Quaresma, já na parte final do prolongamento, aos 117 minutos, valeu um triunfo por 1-0 a Portugal, que viria a conquistar a prova, numa final face à anfitriã França decidida no tempo extra (1-0) pelo herói Éder.

O histórico de confrontos entre Portugal e Croácia
O histórico de confrontos entre Portugal e CroáciaFlashscore

No que respeita aos restantes jogos particulares, Portugal venceu por 2-0 em 2005, em Coimbra, com tentos de Petit e Pauleta, e por 1-0 em 2013, na cidade suíça de Genebra, graças a um golo de Cristiano Ronaldo.

Em 2018, no Estádio Algarve, Perisic adiantou os croatas, mas, no dia da 100.ª internacionalização AA, Pepe selou a igualdade (1-1).

O Portugal-Croácia, do grupo A1 da Liga das Nações, está agendado para as 19:45, no Estádio da Luz, e terá arbitragem do turco Umut Meler.