Liga Nações: Portugal fecha grupo na Croácia com possível estreia histórica
Acompanhe as incidências da partida
Se entrar em campo no Estádio Poljud, Quenda, que nasceu em 30 de abril de 2007, vai estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando Paulo Futre, nascido em 28 de fevereiro de 1966, e que estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias.
Além do extremo do Sporting, os centrais Tomás Araújo e Tiago Djaló e o avançado Fábio Silva podem igualmente entrar em campo pela primeira vez com a camisola da equipa das quinas, na sexta e última jornada do Grupo A1.
Após a goleada de sexta-feira com a Polónia (5-1), no Estádio do Dragão, o selecionador Roberto Martínez, privado do castigado Bruno Fernandes, dispensou ainda Cristiano Ronaldo, Pedro Neto e Bernardo Silva, e foi buscar Quenda e Fábio Silva aos sub-21.
Enquanto Portugal tem tudo resolvido no agrupamento, os croatas ainda estão na luta pelo segundo lugar e pelo apuramento, com o empate a garantir logo a passagem, embora a derrota também possa servir, desde que a Escócia não vença por dois golos ou mais a Polónia, em Varsóvia.
A única viagem da seleção nacional a solo croata aconteceu em novembro de 2020, numa altura em que já estava impossibilitada de seguir para as meias-finais na Liga das Nações, finalizando a fase de grupos com um triunfo por 3-2 e com uma noite memorável para Rúben Dias, que bisou.
O jogo entre Croácia e Portugal está agendado para segunda-feira, pelas 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Poljud, em Split, num duelo que será arbitrado pelo italiano Davide Massa.