Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Nações: Roberto Martínez promove mais três estreias e já vão 13 no total

LUSA
Tomás Araújo na altura do hino
Tomás Araújo na altura do hinoFPF
O selecionador Roberto Martínez operou mais três estreias absolutas na equipa portuguesa, na Liga das Nações frente à Croácia (1-1), e aumentou para 13 o número de novos futebolistas na seleção desde de que assumiu o comando.

Em Split, na sexta e última jornada do grupo A1, numa partida em que Portugal já tinha assegurado o primeiro lugar e a qualificação, Tomás Araújo foi mesmo titular, enquanto Tiago Djaló e Fábio Silva foram lançados na segunda parte.

A noite poderia ter sido histórica, mas, tal como já tinha acontecido em setembro, Geovany Queda acabou por não ser utilizado e perdeu a última oportunidade de, aos 17 anos, tornar-se no jogador mais novo de sempre a representar a seleção.

Isto significa que o recorde de Paulo Futre, que dura desde 1983, continua intacto e assim se vai manter nos próximos tempos.

Tomás Araújo fez logo a estreia absoluta como titular, ao lado de Renato Veiga no centro da defesa, mas acabou por sair lesionado na segunda parte, aos 63 minutos, dando lugar precisamente a Tiago Djaló.

O central agora do FC Porto já tinha sido chamado durante a era de Fernando Santos, e devia ter mesmo feito a estreia nessa altura, numa situação que levou o antigo selecionador nacional a pedir desculpa ao jogador, mas desta vez jogou mesmo.

Já Fábio Silva, resgatado poucos dias antes aos sub-21, também viveu os primeiros minutos na seleção principal, rendendo Rafael Leão, aos 71. O avançado ficou em branco e viu um amarelo nos descontos.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Três estreias numa única partida com Martínez só aconteceram precisamente há um ano, no Liechtenstein (2-0), numa altura em que Portugal já tinha garantida a qualificação para o Euro2024, com José Sá, Toti Gomes e João Mário.

Sá foi hoje titular em Split, enquanto Toti Gomes e João Mário desaparecerem das escolhas do técnico espanhol de 51 anos.

Na última sexta-feira, o lateral Nuno Tavares já tinha feito a sua estreia pela principal seleção portuguesa, na goleada sobre a Polónia (5-1), também para a Liga das Nações.

No Porto, no Estádio do Dragão, o selecionador nacional lançou Tavares na partida aos 88 minutos, para o lugar de Nuno Mendes, numa altura em que o resultado já apontava os 5-1, com o jogador da Lazio a viver a sua primeira experiência em jogos pelos ‘AA’ lusos.

Nuno Tavares foi pela primeira vez convocado por Roberto Martínez e logo ao primeiro jogo teve direito à estreia, numa partida que confirmou a passagem da seleção nacional aos quartos de final da Liga das Nações, na quinta e penúltima jornada do Grupo A1.

Já em outubro, no triunfo (3-1) em Varsóvia, igualmente sobre a Polónia, na terceira jornada, Samuel Costa foi lançado na partida aos 90+1 minutos, para o lugar de Bernardo Silva, e viveu a sua primeira internacionalização.

Pouco antes, quando o árbitro apitou para o início da partida, o defesa Renato Veiga tinha passado a ser a oitava estreia de Martínez, ao aparecer na equipa titular de Portugal, completando os 90 minutos.

Ambos sucederam a Francisco Conceição, que fez a sua estreia em março deste ano, em Liubliana, na derrota por 2-0 com a Eslovénia, num particular que serviu de preparação para o Euro2024.

No Estádio Stozice, Francisco, filho do antigo internacional Sérgio Conceição, foi lançado na partida aos 46 minutos, rendendo o médio Otávio.

Dias antes tinha sido a vez do avançado Jota Silva, na altura no Vitória SC e agora no Nottingham Forest, que viveu os primeiros minutos com a equipa das quinas no triunfo no particular sobre a Suécia (5-2), também de preparação para o Europeu da Alemanha.

No Estádio D. Afonso Henriques, que era a ‘sua’ casa, Jota Silva, de 24 anos, foi lançado na partida aos 63 minutos, para o lugar de Gonçalo Ramos e cumpriu a primeira internacionalização A.

Em novembro do ano passado, na qualificação para o Euro2024, em Vaduz, o guarda-redes José Sá e o defesa Toti Gomes foram titulares no triunfo sobre o Liechtenstein (2-0), enquanto o lateral João Mário foi lançado nos últimos minutos.

Um mês antes, na Bósnia-Herzegovina, o médio João Neves, de apenas 19 anos, já tinha somado a sua primeira internacionalização A, ao ser suplente utilizado na goleada de Portugal em Zenica, por 5-0.

No arranque da qualificação, em 23 de março de 2023, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Roberto Martínez enquanto selecionador, contra o Liechtenstein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.