Michal Probierz: "Não nos podemos esquecer que vamos jogar com uma equipa de topo"
Um plantel com problemas de jogadores - foi este o tema com que começou a conferência de imprensa, depois de terem sido confirmadas novas lesões na quarta-feira à noite. Com a saída de Ameyaw e Frankowski, a faixa direita perdeu qualidade?
"Como algumas pessoas disseram 'porque é que o Probierz convoca tantos jogadores', respondo que em novembro houve sempre, em todas as selecções, muitas lesões e foi por isso que convocámos mais jogadores. Sabíamos que alguns estavam com dificuldades, mas estamos seguros para hoje. Vamos certamente ver depois do jogo, porque também temos um grupo de jogadores em risco de receber cartões e só nessa altura tomaremos uma decisão sobre a convocação de alguém", argumenta Michal Probierz na véspera do jogo contra Portugal.
E será que os cartões terão impacto na definição da equipa para Portugal, para que não fique sem jogadores para o duelo com os escoceses? "Não, não vão ter impacto, estamos a jogar com o plantel mais forte que temos. O que conta no futebol é o dia de hoje, não o que vai acontecer amanhã." - corta o selecionador nacional polaco.
Siga o Portugal - Polónia no Flashscore
Dois estreantes do Lech Poznan, Kozubal e Gurgul, fizeram parte dos convocados para as duas últimas jornadas da Liga das Nações. Como é que o responsável da equipa polaca os avalia?
"É natural que peguemos em jogadores jovens, que cooptemos alguns. Todas as equipas nacionais fazem isso. É certo que observámos os dois durante muito tempo no campeonato, as opiniões variam (consoante o jogo), mas são jogadores que sabem jogar e são o futuro das nossas selecções. Aqui, eles certamente farão o melhor que puderem para, primeiro, entrar na lista de convocados para o jogo de amanhã e, depois, para a seleção", disse calmamente o treinador de 52 anos.
Questionado sobre a possibilidade de passar a jogar com quatro defesas, Probierz cortou categoricamente a pergunta e reiterou que não haverá tal mudança. Mesmo com as lesões, o selecionador está confiante de que será formada uma equipa adequada para jogar como esperado.
"Acredito nesta equipa, esta equipa está a mostrar um bom lado, esta equipa está definida ofensivamente e isso é importante para mim. Jogar de forma agressiva, ir para cima do adversário. É algo à custa de alguma coisa, porque sofremos golos, mas se queremos jogar ofensivamente, corremos esse risco. Temos de eliminar os erros individuais (na defesa), mas também temos de nos lembrar que estamos a jogar contra equipas de topo", anunciou Probierz.
Neste contexto, Probierz elogiou defesas como Jan Bednarek, Kamil Piątkowski e Sebastian Walukiewicz, nos quais vê uma clara evolução."Estou de boa fé. A preocupação é que dos sucessores - na equipa sub-21 - muitos jogadores não estão a jogar em clubes. Os que conseguimos colocar no plantel, hoje em dia nem sempre jogam", salienta o treinador polaco.
A questão da escolha de guarda-redes na noite de sexta-feira não podia ser ignorada. Isto, claro, fruto da notícia de uma possível aposta em Bartłomiej Drągowski como titular. Questionado duas vezes sobre o guarda-redes titular, o selecionador foi taxativo:"Já li na comunicação social ontem (risos).