Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Momento Flash da semana: A "Geração de Ouro" de San Marino

Hugo Filipe Martins
San Marino celebrou triunfo histórico por vários motivos
San Marino celebrou triunfo histórico por vários motivosČTK / imago sportfotodienst / Luka Kolanovic
Todos os dias há belos momentos no desporto nacional, mas há destaques e destaques. Nesta rubrica, o Flashscore traz-lhe o melhor momento da semana, focando-se maioritariamente - mas não exclusivamente - no futebol português. Entre golos, defesas, cortes ou simplesmente um gesto, vai poder ver aqui o que realmente importa: o jogo bonito.

Recorde as incidências da partida

Talvez tenha sido precisamente para momentos como estes que a Liga das Nações foi criada. A história de San Marino no mundo do futebol não é feita propriamente de conquistas. Aliás, os dedos de uma mão são mais do que suficientes para contar o número de vitórias deste pequeno país que, antes desta Liga das Nações, esteve mais de 20 anos à espera de voltar a celebrar um triunfo.

Durante esse período, cada golo era festejado como se de uma Liga dos Campeões se tratasse, mas agora já só se fala da "Geração de Ouro" de San Marino. Porquê? Porque ganhou dois jogos no espaço de apenas dois meses! 

Depois de tanto tempo à espera para celebrar, o Liechtenstein passou a ser o país favorito dos habitantes de San Marino. Após o triunfo em setembro (1-0), nova vitória em novembro, a primeira de sempre fora de casa e com um registo ainda mais histórico: nunca San Marino tinha marcado três golos num jogo oficial.

A próxima edição da Liga das Nações dificilmente será tão memorável como a atual, uma vez que San Marino pagou o preço pelo próprio sucesso e a subida de divisão - fruto de duas vitórias e um empate - poderá ser demasiado, mesmo para a tal "Geração de Ouro" do país, mas ninguém apaga estes meses de sonho.

No último lugar do ranking FIFA, a mais de 40 pontos de Anguila, San Marino mostrou que o mais pequeno dos países pode escrever as histórias mais memoráveis.

O 1-3 em Vaduz serviu até para fazer com que este Momento Flash não fosse mais uma ode ao homem do momento, Viktor Gyökeres. Se o sueco continua a marcar golos em barda (com o poker frente ao Azerbaijão aumentam os números para 32 em apenas 24 partidas), cada vitória de San Marino deve ser celebrada como se fosse a última. Até porque pode muito bem ter sido durante algum tempo...

Leia aqui os outros Momento Flash

Hugo Filipe Martins, editor do Flashscore
Hugo Filipe Martins, editor do FlashscoreFlashscore