Noruega festeja subida na Liga das Nções, mas Solbakken avisa: "Só vamos chegar ao Mundial se melhorarmos"
O último jogo da fase de grupos contra o Cazaquistão terminou com uma vitória em casa por 5-0, com Erling Haaland a marcar três golos, mas o verdadeiro drama desenrolou-se em Viena, minutos depois de o jogo da Noruega ter terminado. O empate da Áustria em casa com a Eslovénia (1-1) deu à Noruega o primeiro lugar do Grupo B3, com Adam Gnezda Cerin a marcar o golo do empate para os visitantes a nove minutos do fim.
Com a vitória, os noruegueses somaram 13 pontos, dois a mais do que a Áustria, e garantiram a promoção para a Divisão A da próxima Liga das Nações.
"O potencial é grande, mas só conseguiremos chegar ao Campeonato do Mundo se melhorarmos em várias áreas", afirmou Solbakken ao jornal norueguês VG, na segunda-feira: "Sempre disse que precisamos de melhorar dentro e à volta da nossa própria área. Temos de ser capazes de lidar com a pressão. É isso que importa, e ainda não chegámos lá. Temos de defender melhor. Há muita evolução que é muito boa, mas o que estou a dizer tem de ser tido em conta. Não estou a dizer que está tudo bem só porque ganhámos o grupo."
O técnico de 56 anos, que já havia mencionado que a qualificação para o Mundial-2026 provavelmente será sua última tentativa de levar a Noruega a um grande torneio, elogiou a nova cultura dentro da equipa.
"A cultura que construímos é extremamente rigorosa. Todos puxam na mesma direção. Toda a gente aguenta. Mesmo que tenhamos tido azar, eles se mantêm firmes e unidos", disse: "É um grupo muito forte. Ganhar e tornar-se uma nação A deve dar confiança."
O sorteio das eliminatórias europeias para o Campeonato do Mundo de 2026 terá lugar a 13 de dezembro e os jogos terão início em março.