Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os números de Cristiano Ronaldo antes do quinto jogo contra a Polónia

Cristiano Ronaldo faz o quinto jogo contra a Polónia
Cristiano Ronaldo faz o quinto jogo contra a PolóniaIBRAHIM EZZAT/NurPhotoNurPhoto via AFP
Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores da história do futebol e uma das duas maiores estrelas do século XXI. No sábado à noite, o atual jogador do Al Nassr deverá ser titular contra a Polónia, pela quinta vez. Como foram as suas atuações anteriores contra os polacos?

Durante o Campeonato do Mundo da Coreia e do Japão, os polacos defrontaram Portugal após um interregno de 16 anos, mas na altura Cristiano Ronaldo ainda não estava na seleção.

Cristiano Ronaldo estreou-se por Portugal um ano mais tarde, o que significou que teve de esperar até outubro de 2006 para jogar contra os vermelhos e brancos. Há exatamente 18 anos, num jogo lendário disputado no Estádio da Silésia, em Chorzów, os polacos venceram a equipa comandada por Luiz Felipe Scolari por 2-1, com dois golos de Ebi Smolarek.

Para os polacos, foi o maior triunfo da primeira década do século XXI e o "jogo de fundação" da seleção de Leo Beenhakker, que conquistou a promoção ao Euro-2008. Para Cristiano Ronaldo, no entanto, o encontro foi extremamente frustrante. A estrela do Manchester United passou os 90 minutos em campo em Chorzów, mas não conseguiu marcar qualquer golo ou fazer qualquer assistência. Os adeptos polacos recordam que CR7 foi colocado no bolso pelo mais tarde esquecido, e na altura a jogar como defesa direito, Grzegorz Bronowicki.

Cristiano Ronaldo no jogo contra a Polónia em Lisboa
Cristiano Ronaldo no jogo contra a Polónia em LisboaPAULO CARRICO / EPA / Profimedia

O fracasso de Ronaldo na Polónia foi compensado menos de um ano depois, num jogo de qualificação no Estádio da Luz, em Lisboa. Marcou o golo que deu a Portugal uma vantagem de 2-1 aos 77 minutos, mas o próprio CR7 não podia estar totalmente satisfeito, porque apesar do seu golo, Portugal apenas empatou 2-2, uma vez que Jacek Krzynówek empatou aos 87 minutos com um remate de longe. Ou melhor, ganhou um golo suicida do guarda-redes Ricardo, em cujas costas a bola bateu no poste e caiu na baliza.

O encontro seguinte aconteceu cinco anos depois, quando Cristiano Ronaldo já era uma estrela do Real Madrid e também capitão da seleção nacional. As circunstâncias do encontro, em fevereiro de 2012, foram excecionais, uma vez que a chegada do português à Polónia estava ligada à grande inauguração do Estádio Nacional de Varsóvia, alguns meses antes do início do Euro-2012 nos campos polacos e ucranianos.

Embora tudo tenha sido planeado com pompa, não houve fogo de artifício em campo. A equipa de Franciszek Smuda fez frente aos rivais, mas não marcou nenhum golo e, por isso, os adeptos presentes no novo e maior recinto da Polónia não viram nenhum golo e tivemos 0-0. Cristiano Ronaldo foi substituído aos 76 minutos por Paulo Bento, tendo o seu lugar sido ocupado por Ricardo Quaresma.

Finalmente, passados mais quatro anos, deu-se de longe o encontro mais importante entre estas duas seleções em muitos, muitos anos. Pois defrontaram-se em Marselha, no verão de 2016, nos quartos de final do Campeonato da Europa. O encontro começou de forma perfeita para a equipa polaca, que abriu o marcador logo no segundo minuto, graças a Robert Lewandowski. No entanto, ainda antes do intervalo, Renato Sanches empatou.

Não houve golos no resto do jogo, o que significou que, com um empate a 1-1, a decisão foi para os penáltis. Os adeptos polacos puderam recordar o encontro como aquele em que o grande Cristiano Ronaldo foi travado por Michal Pazdan, para quem o torneio francês foi o melhor período da sua carreira. Na série de grandes penalidades, Ronaldo não cometeu qualquer erro, bateu Łukasz Fabianski e Portugal passou, acabando por sagrar-se campeão europeu.

Cristiano Ronaldo e Michal Pazdan
Cristiano Ronaldo e Michal PazdanPHILIPPE LAURENSON/BLUEPIXDPPI via AFP

O jogo de sábado da Liga das Nações será, portanto, o quinto encontro de Cristiano Ronaldo com a Polónia, o terceiro em solo polaco e o segundo no relvado do Estádio Nacional. O português não pretende terminar a carreira e anunciou recentemente que quer disputar o Campeonato do Mundo de 2026, mas é seguro considerar um cenário em que este será o seu último jogo contra os polacos, quanto mais o último sobre o rio Vístula.

Siga o Polónia-Portugal no Flashscore