Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roberto Martínez explica novidades e fala sobre as ausências: "Não queremos queimar etapas"

Roberto Martínez, selecionador de Portugal
Roberto Martínez, selecionador de PortugalTIAGO PETINGA/LUSA
Roberto Martínez, selecionador de Portugal, respondeu às perguntas dos jornalistas depois de anunciar o lote de convocados para os dois próximos compromissos da Seleção, em que se destacam as presenças de Ricardo Velho, guarda-redes do Farense, e de Samu Costa, médio do Maiorca.

Acompanhe a Seleção Nacional no Flashscore

Ricardo Velho e Samu Costa: "O Ricardo Velho é o exemplo de como o trabalho, profissionalismo, dedicação e esforço podem levar qualquer jogador à Seleção. Sonhar faz parte do caminho. O Ricardo está consistentemente a jogar na Liga a um nível muito bom e merece. O Samu tem uma história com as seleções de formação. É um jogador que já esteve na final dos sub-19, tem um perfil muito interessante, que não temos. Um jogador com muita energia, dinâmico, taticamente muito inteligente. Além disso, é canhoto, e não temos no meio-campo um jogador que possa dar equilíbrio com o pé esquerdo. Acompanhamos o seu desempenho durante muitos meses e agora merece a oportunidade na Seleção".

26 jogadores para a dupla jornada: "Faz parte dos estágios da Liga das Nações, que exige muito. Estamos em outubro, os jogadores não têm 1000 minutos, há frescura, mas precisamos de atletas para garantir boa competitividade nos treinos. Como já aconteceu em setembro, perdemos um jogador no primeiro jogo, e não faz sentido chamar jogadores depois disso. Um grupo de 26 jogadores oferece uma flexibilidade mais adequada".

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Ausências de Tiago Santos e Quenda: "A mensagem para o Tiago Santos e o Quenda é que estão num processo de evolução, um processo interessante, e isso faz parte. Não queremos queimar etapas. É importante para eles ganharem experiência nos sub-21 e quererem apurar-se para essa seleção. Faz parte assumir diferentes papéis em níveis distintos na Seleção. Recebemos muita informação positiva, e eles fazem parte do grupo que acompanhamos".

Tomás Araújo: "Faz parte do que estamos a avaliar. O Tomás Araújo está a ter um início de época espetacular, mas não queremos queimar etapas, e acho que ele poderá ter um estágio importante com os sub-21. Para nós, a experiência de um jogador tão jovem como o António Silva parece determinante para o estágio de outubro".

"Temos mais jogadores para acompanhar"

Grupo mais forte do que o grupo do Euro? Acho que a escolha de 23/26 jogadores é mais difícil porque temos mais jogadores para acompanhar. Há um grupo de jogadores como Gedson Fernandes, Florentino, Bragança, Händel, (Eduardo) Quaresma, Francisco Moura, que estão a bater à porta. Eles trazem entusiasmo e uma energia diferente, o que beneficia a competitividade no balneário. A Liga das Nações é diferente. Faz parte do nosso processo de melhoria, e temos a oportunidade de experimentar e observar novos jogadores para tentar ganhar a Liga das Nações".

Depois de elogios ao Benfica de Bruno Lage, o que dizer de FC Porto e Sporting? "O que posso dizer é que tenho orgulho do futebol português. O jogo que o Benfica fez contra uma equipa incrível (Atlético Madrid), construída para tentar ganhar a Champions, foi notável. Depois, o FC Porto, frente ao Manchester United, uma equipa com uma história incrível… Ver o Vitória SC ganhar, o SC Braga já com uma vitória, e o Sporting também a jogar com a mesma confiança na Liga e na Europa. Isso diz muito, e diz bem, do futebol português".

Daniel Bragança: "O Daniel tem uma história nas seleções de formação, teve um período com lesão e agora mostra que está totalmente recuperado. É um jogador inteligente, com muita qualidade, e estamos a acompanhá-lo de perto. Faz parte do grupo de jogadores que estão a bater à porta e possui valências muito interessantes. No entanto, os que estão atualmente na seleção têm um nível incrível. A porta da seleção está sempre aberta".

Os números de Daniel Bragança
Os números de Daniel BragançaFlashscore

"Vermelhos de Bruno Fernandes foram injustos"

Vermelhos de Bruno Fernandes: "Tem muita experiência. Nunca vi dois cartões vermelhos injustos em jogos consecutivos. Foi uma situação injusta, mas muito estranha. No entanto, o Bruno é um jogador focado, com muita experiência, e sabe que essas coisas fazem parte do futebol".

Paulinho: "Para um estágio com dois jogos na Liga das Nações, ter dois pontas é suficiente. Estamos a acompanhar todos os jogadores, e quando os jogadores portugueses estão a desempenhar um bom papel, nós observamos. Nessa posição, o Fábio Silva está a crescer muito e é um jogador interessante para nós".

Beto escolheu representar Guiné-Bissau: "Foi um jogador que acompanhámos durante o período na Udinese e faz parte da nossa pré-lista. Contudo, respeitamos a sua decisão. É difícil entrar na Seleção. Não é uma questão futebolística, é uma questão de sentimento. Que desfrute".

Jogo contra a Polónia: "É uma equipa com conceitos muito claros; o treinador tem uma clareza de ideias. Gosta de uma estrutura equilibrada, com uma linha de cinco, e estamos a ver um Lewandowski num grande momento. É uma equipa que gosta de ganhar e marcar muitos golos, joga olhos nos olhos e tem um ambiente fantástico".

Os números de Renato Veiga
Os números de Renato VeigaFlashscore

Francisco Trincão e Renato Veiga: "É um processo. O primeiro passo é chegar à Seleção, depois é abrir o treino e a competitividade, além de analisar a estratégia para o jogo em função do adversário. O Trincão tem o perfil de um jogador que joga entre linhas e acho que pode ser muito interessante. O Renato Veiga também está a crescer muito; é um jogador que pode atuar em várias posições".

Lesão de Gonçalo Inácio: "A nossa relação entre os departamentos médicos é exemplar. Tínhamos dúvidas sobre o Gonçalo. A nossa forma de trabalhar e avaliar o jogador é feita na segunda-feira. Tínhamos a informação, mas isso faz parte da nossa abordagem".

Pote: "O Pote mereceu estar na Seleção, agora está lesionado. Faz parte da carreira".