Rodri: "Não podemos deixar escapar esta oportunidade"
Recorde as principais incidências da partida
Os espanhóis venceram os atuais campeões europeus com o mesmo resultado da meia-final da Liga das Nações do ano passado. Mas não conseguiram dar o passo final e perderam com a França (1-2) na final. O seu último troféu continua a ser o ouro do Euro-2012.
"Não é fácil chegar à final. Agora não podemos deixar escapar esta oportunidade, pois há muito tempo que não ganhamos nenhum troféu. A Itália é um dos adversários mais difíceis da Europa ou do mundo, por isso festejámos tanto no final. Queremos este troféu", afirmou Rodri, eleito o melhor jogador da partida para a UEFA.
Yéremy Pino colocou os comandados de Luis de la Fuente em vantagem em Enschede, aos três minutos, e Ciro Immobile empatou rapidamente de penálti, mas os espanhóis fizeram a diferença mesmo antes do final. "Foi provavelmente a última tentativa de interromper o jogo no tempo regulamentar. A Itália é uma equipa forte, mas nós fizemos um jogo muito complexo", afirmou Rodri.
No início, ele não tinha certeza se o remate de Joselu seria anulado por fora de jogo. "Não fiquei imediatamente satisfeito com o golo quando Joselu finalizou o meu remate. Mas ele encontrou o local perfeito e o timing perfeito. É exatamente o tipo de avançado de que precisamos", elogiou o antigo médio do Atlético de Madrid e do Villarreal, que marcou na vitória do City por 1-0 sobre o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões.
Rodri pode coroar no domingo uma época excecionalmente bem sucedida, na qual conquistou um valioso treble com o Manchester City. "Foi uma grande época, ganhar três troféus com o City foi muito difícil. Agora quero erguer o troféu sobre a minha cabeça com a seleção", afirmou o jogador natural de Madrid.
Ele está ciente das qualidades da Croácia. Os medalhados de bronze do Campeonato do Mundo do ano passado venceram a equipa da casa, os Países Baixos, por 4-2, após prolongamento, na primeira meia-final. "Têm uma grande força, como sempre. Lembro-me do duelo que disputámos com eles nos oitavos de final do último Euro (a Espanha venceu por 5-3 no prolongamento). Temos de mostrar a mesma atitude no domingo e, como já disse, não deixar escapar esta oportunidade", acrescentou Rodri.