Samu Omorodion: "Tudo o que faço é pela minha mãe, ela sofreu muito para chegar a Espanha"
O avançado nascido em Melilla, que cresceu em Sevilha e conquistou o ouro olímpico em Paris-2024, contou como soube da notícia na passada sexta-feira, em entrevista à RFEF.
"Deram-me a notícia e, para ser sincero, fiquei muito feliz. Nem queria acreditar. Acima de tudo, fiquei muito emocionado quando me lembrei de todos os momentos que passei para chegar aqui, de todos os esforços que fiz. Estou muito feliz", assumiu.
Mas se Samuel Omorodion Aghehowa (20 anos) se lembra de alguém, é da sua mãe Edith, que emigrou da Nigéria para Espanha em busca de uma vida melhor.
"Ela sofreu muito, desde o seu país até Espanha, para que eu e o meu irmão pudéssemos ter uma vida muito melhor. Muito sofrimento, muitas horas... Fico emocionada quando me lembro de toda essa história. Tudo o que faço, como costumo dizer, faço-o por ela. Ela é a mulher mais importante da minha vida, ajudou-me em todos os momentos. Ela tem um papel fundamental, é o pilar da minha vida, sem ela não sei o que faria", explicou Samu.
As lágrimas da mãe
A sua mãe ficou completamente emocionada quando soube do telefonema.
"Antes de eu lhe telefonar, já lhe tinham dito. Ela começou a chorar, também estou muito feliz por ela. Digo sempre que tudo o que faço é por ela, estou muito orgulhoso de tudo o que estou a fazer e de o poder dar a ela", acrescentou Samu.
"Cada coisa que consigo, cada conquista, dou-lhe ainda mais valor. Muitas vezes, quando as coisas não correm bem, temos tendência para esquecer o que estamos a conseguir. Mas é preciso ter essa humildade e recordar os maus momentos, e estar grato a todas as pessoas que nos ajudaram a alcançar o que eu estou a alcançar", explicou o avançado do FC Porto.
David Villa e Diego Costa
Questionado sobre as suas referências na seleção nacional, Samu não tem dúvidas.
"Gostava muito do David Villa, e também do Diego Costa, um jogador com muita garra e muita força. Identifico-me com ele. A Espanha tem tido alguns jogadores muito bons, como o Álvaro (Morata) e o Joselu. Estou muito feliz por poder partilhar o balneário com estes grandes jogadores", afirmou.
Por último, o jogador do FC Porto sublinhou o seu objetivo com a seleção espanhola.
"Tenho muitos sonhos e falo sobre isso com a minha família. Espero poder ganhar um título com a seleção nacional. Espero consegui-lo e ajudar a equipa, e continuar a trabalhar para que muitas mais oportunidades surjam no meu caminho", confessou.