Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sem Ter Stegen, Nagelsmann abre o laboratório de guarda-redes da Alemanha

AFP
Nagelsmann tem de escolher um novo número um para a baliza
Nagelsmann tem de escolher um novo número um para a balizaKIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
Após a retirada de Manuel Neuer, o posto de guarda-redes da Alemanha finalmente pertenceu a Marc-André Ter Stegen. Mas a grave lesão do guardião do Barcelona tornou-se um quebra-cabeça para o técnico Julian Nagelsmann, que está a testar Oliver Baumann e Alexander Nübel.

A grave lesão de Ter Stegen, uma rotura completa do tendão patelar do joelho direito, sofrida com o Barcelona em meados de setembro, obrigou Nagelsmann, que o tinha designado como número um, a mudar os seus planos.

Com a Alemanha já apurada para os quartos de final da Liga das Nações, o técnico aproveitará os dois últimos jogos da fase de grupos para continuar os testes.

Em outubro, Oliver Baumann, titular e capitão do Hoffenheim, fez a sua estreia aos 34 anos contra os Países Baixos, com uma bela defesa no final do jogo, garantindo a vitória por 1-0.

Três dias depois, em Zenica, foi a vez de Alexander Nübel, de 28 anos, que comemorou a sua primeira partida pela Alemanha com uma vitória por 2-1 sobre a Bósnia-Herzegovina.

"Será Alex ou Olli o titular? Quando um jogador faz anos, ele começa", brincou Nagelsmann, fazendo um aceno para o guardião suplente do Manchester City, Stefan Ortega, que fez a sua estreia pela Alemanha e completou 32 anos no dia 6 de novembro.

Os resultados da Alemanha
Os resultados da AlemanhaFlashscore

Baumann em casa

"Mas nós jogamos em Friburgo e o Olli vem dessa região? No final, caberá ao treinador de guarda-redes Krone (Andreas Kronenberg) decidir", acrescentou o treinador.

Se Baumann for titular contra a Bósnia-Herzegovina no sábado no estádio de Friburgo, o guarda-redes terá o privilégio de jogar a 30 quilómetros da sua cidade natal, Breisach am Rhein.

O guarda-redes treinou e jogou no Friburgo (2000-2014) antes de se juntar ao Hoffenheim, com o qual está a viver uma temporada difícil (15.º, nove pontos), embora o seu nível seja muito elevado, como provou no empate frente ao Augsburg (0-0) na última jornada.

Nübel deverá assumir a titularidade e começar o jogo de terça-feira contra a Hungria, em Budapeste. Emprestado pelo Bayern de Munique por duas temporadas ao Mónaco (2021-2023), não deixou uma grande impressão no Principado, mas desde a sua chegada ao Estugarda em 2023 que tem vindo a subir de rendimento.

Foi um dos líderes da melhor temporada da história da equipa, que somou 73 pontos na última temporada, três a menos do que na temporada em que o Estugarda foi campeão (2006-2007), terminando em segundo lugar, atrás do invencível Bayer Leverkusen.

Para completar a dupla de guarda-redes, Nagelsmann convocou Janis Blaswich (Salzburgo) em outubro e agora deu uma oportunidade ao veterano Ortega, que teve um bom desempenho na Premier League na temporada passada, mas quase não jogou na edição atual.