Unai Simón: "Queremos voltar a dar esse sentimento aos nossos adeptos"
Unai Simón ficou de fora da convocatória anterior devido a problemas físicos e viu Kepa Arrizabalaga ocupar o seu lugar. Uma mudança no banco coloca sempre em alerta os jogadores titulares e dá esperança aos que têm um papel secundário ou residual. Luis de la Fuente, no entanto, com o título em jogo, voltou a dar as rédeas ao favorito de Luis Enrique. Foi o guarda-redes do Campeonato da Europa e do Campeonato do Mundo.
"Tenho uma relação que talvez seja um pouco mais próxima do que a de outros companheiros, porque crescemos desde a base. Coincidi com ele na seleção espanhola de sub-18. Talvez isso tenha um toque de coragem, de raiva, que se mostra em campo. Mas, no final, o que nos é pedido é que, nesta fase da época, continuemos a um nível muito bom, a um bom ritmo, e, no final, temos de lutar pelo título".
Quanto ao jogo de domingo, explicou que a Croácia "tem jogadores individuais de classe mundial" e, claro, incluiu Luka Modric nesse grupo. "Competem muito bem, mo jogo contra os Países Baixos foram uma equipa que soube competir até ao fim. Penso que vai ser um jogo de um contra um, e quem souber competir melhor poderá ganhar o título", disse.
Unai irrita-se com Joselu
O protagonista de quinta-feira foi Joselu Mato, e sobre o futuro avançado do Real Madrid disse o seguinte: "É um desses avançados que tem muitas virtudes. Dá-nos muito com o jogo direto quando nos pressionam muito. É um grande finalizador. O golo que marcou contra a Itália foi um rato à boca da baliza, ele estava lá à beira da linha de fora de jogo, à procura de um ressalto... E estes avançados... é um dom. Não é algo que se possa ensinar, é algo inato: Joselu tem-no, Álvaro (Morata) também o tem".
"É também muito importante sublinhar que o banco também joga, não apenas os onze que começam. Há que estar sempre preparado. O treinador decidiu colocar outra pessoa, mas o teu momento pode ser nos últimos dez minutos. E estamos muito contentes com Joselu, eu estou muito contente com ele e com o facto de ele conseguir fazer estas coisas. Esperemos que continue a dar-nos muitas mais alegrias", continuou Unai.
Por fim, referiu a necessidade de recuperar o gene da vitória, que ajudaria a restabelecer uma ligação forte com o país, como em tempos passados. "Queremos voltar a colocar esse sentimento no coração dos nossos adeptos, e creio que valerá a pena ganhar este título para o que possa vir a acontecer no futuro", concluiu o jogador de Vitória.