Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: A Liga terminou e estes foram os 12 nomes em destaque para o Flashscore

Rodrigo Coimbra
Beatriz Cameirão, Kika Nazareth e Olivia Smith estiveram em destaque na Liga 2023/24
Beatriz Cameirão, Kika Nazareth e Olivia Smith estiveram em destaque na Liga 2023/24FPF/SL Benfica/Sporting CP
A Liga Feminina terminou no passado sábado, dia 11 de maio, e teve contornos épicos. Com Benfica e Sporting a correrem lado a lado na última etapa, as águias conquistaram o tetracampeonato com um golo aos 90+1 minutos. Em jeito de balanço de uma temporada que contou ainda com um Racing Power surpreendente, um Damaiense competente e um SC Braga desapontante, o Flashscore apresenta-lhe 12 nomes que estiveram em destaque na prova.
Kika Nazareth assumiu a camisola 10 do Benfica
Kika Nazareth assumiu a camisola 10 do BenficaSL Benfica

Kika Nazareth (Benfica)

Aos 21 anos, Kika Nazareth goza de um estatuto diferenciado no futebol português. Inspiração para muitas/os jovens que alimentam o sonho de atingir o patamar profissional, a camisola 10 do Benfica voltou a ser peça fundamental na dinâmica da equipa de Filipa Patão, que juntou a conquista do tetracampeonato à brilhante campanha na presente edição da Liga dos Campeões. 17 golos e uma assistência em 18 jogos que realizou na Liga mostram que o título das águias tem muito do seu toque.

Olivia Smith foi uma das revelações da temporada
Olivia Smith foi uma das revelações da temporadaSporting CP

Olivia Smith (Sporting)

A expectativa era enorme em torno da contratação de Olivia Smith, a jogadora mais jovem de sempre a estrear-se pela seleção principal do Canadá (15 anos), e a atacante não desapontou ninguém. Na época de estreia na Liga, a jogadora de 19 anos marcou 13 golos e deu nove assistências em 18 jogos. Além dos números, percebeu-se desde cedo que tinha uma qualidade acima da média para o nosso campeonato.

Beatriz Cameirão conduziu Damaiense ao 4.º lugar
Beatriz Cameirão conduziu Damaiense ao 4.º lugarFPF

Beatriz Cameirão (Damaiense)

A média integrou a lista de 15 nomes a ter em conta na presente edição da Liga Feminina antes do arranque da prova e justificou a aposta do Flashscore. A cumprir a segunda temporada no Damaiense, Beatriz Cameirão conduziu enquanto capitã a equipa até ao histórico 4.º lugar da Liga, sempre com muito e bom futebol. Aos 22 anos, vive uma das melhores fases da carreira e o futuro será certamente risonho.

Michaely Bihina guardou as redes do Racing Power
Michaely Bihina guardou as redes do Racing PowerRacing Power FC

Michaely Bihina (Racing Power)

A jovem guarda-redes foi uma das apostas da rede de scouting do Racing Power na temporada passada e depois de ajudar o emblema da margem sul do rio Tejo a subir de divisão mostrou-se a grande nível na Liga. O início não correu de feição, mas a adaptação à exigência do patamar mais alto do futebol nacional foi rápida e Bihina mostrou ser um dos pilares fortes da surpreendente equipa de João Marques.

Telma Encarnação com mais uma época goleadora
Telma Encarnação com mais uma época goleadoraCS Marítimo

Telma Encarnação (Marítimo)

O ciclone da Madeira decidiu continuar mais uma época no Marítimo e não perdeu o faro de golo. A avançada marcou 13 golos e deu quatro assistências em 16 jogos realizados na Liga, mesmo numa época em que a prestação da equipa insular voltou a ficar um pouco aquém das expectativas. 

Joana Martins assumiu-se como peça chave do Sporting
Joana Martins assumiu-se como peça chave do SportingFPF

Joana Martins (Sporting)

A média tem apenas 23 anos, mas viveu a sétima (!) temporada ao serviço da equipa principal do Sporting. A sua qualidade já não é novidade para ninguém, mas podemos olhar para a presente época como sendo a da plena afirmação, aquela em que conseguiu assumir-se como figura no onze da equipa de Mariana Cabral. Teve mais golo (sete na Liga) e isso também contribuiu para este salto competitivo.

Lúcia Alves destacou-se na equipa de Filipa Patão
Lúcia Alves destacou-se na equipa de Filipa PatãoFlashscore

Lúcia Alves (Benfica)

A temporada de Lúcia Alves está a ser absolutamente assombrosa. A partir da direita, a partir da esquerda ou até mais encostada ao meio, a jogadora natural de Paredes foi sempre sinónimo de perigo para os adversários do Benfica e isso traduziu-se em 13 assistências e dois golos na Liga. Altíssimo nível.

Erin Healy destacou-se em Albergaria-a-Velha
Erin Healy destacou-se em Albergaria-a-VelhaClube de Albergaria

Erin Healy (Clube Albergaria)

O emblema de Albergaria-a-Velha conseguiu a manutenção entre os grandes do futebol feminino nacional com muito esforço e para ela muito contribuiu a avançada norte-americana Erin Healy. A camisola 10 marcou cinco golos e deu ainda seis assistências numa equipa que fez apenas 18 golos em 22 jornadas.

Gabi cresceu muito na presente temporada
Gabi cresceu muito na presente temporadaFPF

Gabi Gonçalves (Länk Vilaverdense)

O Länk Vilaverdense gozou do péssimo estatuto de último classificado até à antepenúltima jornada da Liga, até que duas vitórias nas duas últimas rondas permitiram ao conjunto de Vila Verde reservar um lugar no play-off de manutenção. Por entre muitas dificuldades, Gabi Gonçalves, de 20 anos, sobressaiu e destacou-se de forma muito positiva. Foi ela que foi alimentando esta esperança renovada da equipa.

Carole Costa foi decisiva para o título do Benfica
Carole Costa foi decisiva para o título do BenficaSL Benfica

Carole Costa (Benfica)

A experiente central do Benfica vive uma segunda juventude aos 34 anos. Além da importância que tem assumido em momentos decisivos da Seleção Nacional, Carole Costa puxou para si a responsabilidade de resolver as contas do título. Os dois golos na última jornada, que permitiram à defesa atingir a dezena no campeonato, foram decisivos para as encarnadas celebrarem o tetracampeonato. Experiência, dedicação e qualidade, são estes os atributos que não faltam à camisola 15.

Malu Schmidt levou os seus dotes de goleadora para Vila Nova de Gaia
Malu Schmidt levou os seus dotes de goleadora para Vila Nova de GaiaFPF

Malu Schmidt (Valadares Gaia)

A avançada brasileira já tinha mostrado os seus créditos de goleadora em Vila Nova de Gaia, na época 2021/22, e, depois de uma passagem também feliz por Vila Verde, regressou ao Valares para mostrar que o faro para o golo continua intacto. Não lhe falta sentido de oportunidade e com ela também não faltarão golos.

Jennny Vetter é sinónimo de golo no Racing Power
Jennny Vetter é sinónimo de golo no Racing PowerFPF

Jenny Vetter (Racing Power)

Se a baliza do Racing Power esteve muitíssimo bem guardada por Michaely Bihina, o ataque esteve igualmente muito bem entregue a Jenny Vetter. A camisola 4 é mais uma aposta ganha do scouting do projeto do emblema da Grande Lisboa e contribuiu com nove golos para o fantástico 3.º lugar da equipa de João Marques na temporada de estreia na Liga.