Feminino: Bancadas abertas, mais de 30 mil pessoas e festa no Dragão na apresentação do FC Porto
O dia começou bem cedo na cidade do Porto. O entusiasmo crescente dos últimos dias podia, finalmente, ser confirmado no estádio do Dragão. A entrada do FC Porto no feminino tinha chegado em força e o trabalho de promoção feito para que um pedaço de história fosse escrito acabou por ser recompensado.
"Começamos este projeto onde vocês vão fazer parte da história do clube. Tenham bem noção do momento que estão a viver. Daqui a 20 ou 30 anos vai-se falar nos jornais e revistas na altura e redes sociais deste momento histórico do FC Porto. Para nós é um momento de grande orgulho. Que corra bem a época, desfrutem muito. Existem uma responsabilidade grande. Não tenham pressa em subir divisões, façam o vosso caminho pausadamente. Isto é um projeto de construção, mas estou seguro que daqui a dois anos já estaremos na Liga Feminina", disse André Villas-Boas às jogadoras, ainda no balneário portista.
Os azuis e brancos começaram por abrir apenas a bancada nascente do estádio, oposta aos bancos de suplentes, mas depressa surgiu a necessidade de abrir o topo sul e o topo norte para o encontro de apresentação do FC Porto frente à UD Leiria. Depois, com as três bancadas repletas, ainda foi preciso abrir a bancada poente para receber todos aqueles que fizeram questão de fazer parte da história.
"Estão no Dragão mais de 30 mil adeptos. Obrigado!". Ouviu-se da voz do speaker do Estádio do Dragão. Um número maior do que os 27.221 presentes a 26 de março de 2023, num jogo oficial, no Estádio da Luz, para o dérbi feminino entre Benfica e Sporting.
A assistir à partida no Estádio do Dragão estiveram também, entre outras personalidades, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, Luciano Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, e o selecionador de Futebol Feminino, Francisco Neto.
“Quero saudar o FC Porto, e em particular o presidente André Villas-Boas, pela aposta no Futebol Feminino, que seguramente ajudará a alavancar ainda mais esta modalidade no nosso País”, enalteceu Proença.
“É importante que cada vez mais clubes continuem a juntar-se a esta onda e a dar força ao Futebol Feminino em Portugal. O crescimento exponencial do Feminino é, felizmente, uma realidade, a nível Mundial e também no nosso País, e o caminho da profissionalização é inevitável. Contem com a Liga Portugal e contem comigo, pessoalmente, para dialogar, acompanhar e colaborar nesta evolução”, completou o dirigente.
Após uma primeira parte de mão cheia dentro das quatro linhas, com cinco golos para a equipa de Daniel Chaves - Matilde Vaz marcou o primeiro golo do feminino no Dragão, sendo acompanhada na lista de marcadoras por Verónica Khudyakova (2), Catarina Pereira e Inês Oliveira -, o FC Porto aproveitou o intervalo para apresentar as várias equipas de formação feminina. Mais um momento alto de uma manhã inesquecível para as jovens jogadoras portistas.
No segundo tempo, o número apresentado foi mais exato: 31.093 adeptos deram entrada no Dragão. Um claro sinal de vitalidade para um projeto que está a nascer e que desafia os outros clubes a fazerem mais e mais pelo desenvolvimento da modalide.
Renata Correia, Lara Gabriel, Carolina Brito e Carolina Aroso deram os toques finais para uma goleada à moda antiga, mas, mais importante do que o 9-0, isto é bem real. O projeto do FC Porto é uma nova e boa realidade para o feminino nacional.
Plantel do FC Porto
Guarda-redes: Sofia Bernardo (1), Bárbara Marques (33) e Margarida Ferreira (91);
Defesas: Ema Gonçalves (2), Karoline Lime (4), Bruna Rosa (5), Marta Rodrigues (7), Rita Martins (13), Joana Ferreira (22), Ana Martins (12) e Mariana Queirós (15);
Médias: Carolina Almeida (6), Catarina Pereira (8), Joana Neves (10), Inês Valente (14), Matilde Vaz (16), Inês Oliveira (17), Cláudia Lima (27) e Renata Correia (19);
Avançadas: Lara Gabriel (11), Adriana Semedo (18), Carolina Brito (20) e Verónica Khudyakova (23).
Equipa técnica:
Treinador: Daniel Chaves
Adjunta: Catarina Mendes
Adjunto: David Pinto
Treinador de guarda-redes: Rui Marques
Departamento de Performance: Filipa Marques