Feminino: Benfica ou Sporting? Título decide-se este sábado
Dia D no campeonato nacional de futebol feminino. Este sábado disputa-se a última jornada com o maior prémio de todos em jogo: o título nacional.
Separados por dois pontos na frente do campeonato Benfica (53 pontos) e Sporting (51) ainda têm hipóteses de erguer o troféu. As encarnadas têm a vantagem pontual, pelo que uma vitória permite a conquista do tetracampeonato, enquanto que as leoas gozam da vantagem no confronto direto o que significa que estão obrigadas a vencer e esperar um deslize no Seixal, sendo que um empate das águias pode mesmo ser suficiente para as comandadas de Mariana Cabral festejarem.
Nesse sentido, a última jornada não revelou duelos simples para os rivais lisboetas. O Benfica recebe o Racing Power, a grande surpresa desta edição que tem já garantido o terceiro lugar depois de ter subido de divisão na temporada transata. O Sporting visita o Damaiense, quarto classificado, à frente do SC Braga.
O Benfica é o atual campeão, sendo que somou três consecutivos entre 2020 e 2023, mas ainda longe do recordista 1.º de Dezembro, com 12. Já o Sporting, recorde-se, soma dois títulos, o último dos quais em 2018.
No fundo da tabela, ainda está por definir a descida direta. O Lank Vilaverdense é o último classificado com nove pontos e vai ter uma autêntica final com o Atlético Ouriense (11.º, com 10 pontos). Quem perder vai diretamente para o segundo escalão, o vencedor não fica a salvo, mas vai disputar um play-off com equipas da divisão abaixo para definir a manutenção, tal como o Famalicão.