Liga feminina: Benfica reduzido a 10 segura liderança (3-0), SC Braga (4-0) e Marítimo (5-1) goleiam
Benfica 3-0 Valadares
O regresso à competição em 2024 para o Benfica trazia um adversário traiçoeiro na 10.ª jornada do campeonato nacional de futebol feminino. O Valadares já tinha batido o pé ao Sporting esta época e não perdia há quatro jogos (três empates e uma vitória.
Contudo, as responsáveis de Filipa Patão construíram um triunfo sólido, numa primeira parte cheia de incidências. Kika Nazareth (23 minutos) abriu o ativo após cruzamento de Lúcia Alves, e Jéssica Silva (28 minutos) teve um golo invalidado por fora de jogo.
A atravessar um bom momento, as águas sofreram um contratempo, com Ana Seiça (39 minutos) a derrubar Malu Schmidt, que seguia isolada, e a ver o vermelho. Mas no momento de maior aperto, Kika Nazareth (45 minutos) bisou ainda antes do intervalo, com um chapéu de belo efeito a Erin Seppi.
Jéssica Silva (49 minutos) fechou a conta das águias que terminaram o jogo com dois sustos. Inês Queiroga bateu um livre a barra, e Kika Nazareth saiu lesionada aos 88 minutos.
Com este resultado, o Benfica segue na liderança com 27 pontos, mais dois que o Sporting. Já o Valadares está na sétima posição com 15 pontos.
Damaiense 0-4 SC Braga
Também o SC Braga entrou com o pé direito em 2024. Depois de duas derrotas consecutivas, as arsenalistas estão de novo em trajetória ascendente, com a segunda vitória consecutiva.
A capitã Dolores Silva (14 minutos) abriu o ativo na conversão de um penálti que castigou falta de Carlota Cristo sobre Mylena. Em seguida, Bia Meio-Metro (15 minutos) dilatou a vantagem. Mas a passagem do quarto de hora revelou-se autenticamente caótica e Patrícia Morais viu o vermelho aos 17 minutos por ter usado as mãos fora da área, deixando o SC Braga reduzido a 10 e obrigado a lançar Aline Lima, a guardiã suplente.
O golo de Ana Rute (28 minutos) descansou as arsenalistas, que ainda voltaram a marcar no segundo tempo, desta feita com Bia Meio-Metro (55 minutos) a bisar. Melany ainda reduziu para o Damaiense (64 e 90+2 minutos), mas o lance foi invalidado nas duas ocasiões.
Com este resultado, o SC Braga segue no terceiro lugar, com 22 pontos. Já o Damaiense está na quinta posição, com 16.
Marítimo 5-1 Vilaverdense
Primeira parte de sonho para o Marítimo, na 10.ª jornada do campeonato nacional de futebol feminino. Laura Luís (6, 14 e 45+4 minutos), Érica Costa (9 minutos) e Caitlyn Abreu) construíram a vantagem no primeiro tempo.
Na etapa complementar, Pamela Dutra (88 minutos) reduziu para o Vilaverdense, na conversão de um penálti, mas não foi mais do que um golo de honra.
Assim, o Marítimo segue na quarta posição, com 19 pontos. Já o Vilaverdense continua o calvário, sendo o último classificado sem qualquer ponto somado (tem apenas cinco golos).