Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Pontapé de saída, 1.ª jornada só para admirar!

Flashscore
Maísa Correia (16 anos) brilhou na goleada do Sporting na 1.ª jornada da Liga Feminina
Maísa Correia (16 anos) brilhou na goleada do Sporting na 1.ª jornada da Liga FemininaSporting Clube de Portugal
O futebol praticado por mulheres tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. O Campeonato do Mundo de 2023 veio reforçar essa trajetória ascendente, com o interesse do público a ser cada vez maior. O Flashscore não passa indiferente ao movimento e passa a contar com a treinadora Joana Oliveira para abordar os assuntos mais prementes da modalidade, sempre com o foco muito virado para a Liga Feminina.

Quem vive e sente o futebol feminino sabe que o começo da Liga Feminina é sinónimo de gerir o calendário do fim-de-semana, organizar as horas e juntar os vários ecrãs disponíveis em casa para não perder um minuto de cada jogo.

Costumo ser mais analista tática do que admiradora, quando escrevo sobre as jornadas, mas desta vez vou fazê-lo como uma menina que conhece a sua ídola pela pela primeira vez. (Para quem não sabe, 'ídola' dá erro no word porque nunca fomos habituados ou normalizados a idolatrar mulheres, a valorizar o seu poder ou a admirar as suas conquistas.)

Os resultados da 1.ª jornada da Liga Feminina
Os resultados da 1.ª jornada da Liga FemininaFlashscore

Nesta jornada eu tenho que admirar:

- A garra das mulheres do Damaiense, que vontade! É admirável que uma equipa que treina há tão poucas semanas, depois de duas derrotas para a Taça da Liga, receba o Racing Power, que tem um dos orçamento mais altos desta Liga atrás dos grandes e que se debata lance atrás de lance em busca de um resultado positivo. Summer Green aproveitou um erro do adversário para passar a mensagem à sua equipa de que era possível e assim foi. Damaiense ganhou, 3-2 em casa, a um Racing Power que teve o seu primeiro jogo competitivo para perceber que ainda há muito a melhorar.

Summer Green conquistou prémio MVP do encontro
Summer Green conquistou prémio MVP do encontroSF Damaiense

Recorde as principais incidências do Damaiense-Racing Power (3-2)

- Que pontapé, Andreia Freitas. Jogar em Ourém deve ser uma das jornadas mais difíceis do calendário da Liga, ainda eu era treinadora e dizia “este campo está protegido pela N. Srª de Fátima”. Andreia juntou a coragem à sua audácia e fez um golo “do meio da rua” para estabelecer o equilíbrio do jogo também no resultado. Mas como o Ouriense joga em casa, batalhou até ao fim e conquistou um penálti no último minuto do jogo. E os três pontos ficaram em casa (2-1).

Recorde as principais incidências do Ouriense-Clube Albergaria (2-1)

- Lúcia, Lúcia, Lúcia. Faz-me lembrar aquela Lúcia que treinei no Valadares Gaia. Aquela jogadora que corre e faz correr, que luta, que bate, que defende e que não aceita menos do que ganhar e quanto mais melhor. O prémio de MVP da Lúcia, na vitória sobre o Torreense (3-1), é um prémio mais do que merecido depois deste início de época irreverente. Todos concordamos que a Lúcia “tapa bem o buraco” a lateral-esquerda, mas deixem a menina à solta, deixem-na cruzar, deixem-na rematar, deixem-na ser viva dentro de campo e vão ver como uma águia voa alto!

Lúcia Alves em destaque no triunfo do Benfica
Lúcia Alves em destaque no triunfo do BenficaSCU Torreense

Recorde as principais incidências do Torreense-Benfica (1-3)

- No Caldeirão quem manda é a Telma Encarnação (2-1). Como já tinha referido, este será um Marítimo que vai voltar à ribalta e se admirarmos os cerca de 1800 maritimistas que empurraram a equipa para a vitória, tudo se torna mais fácil. Mas temos que admirar o golo de Telma, o passe de Érica e o barulho dos festejos do golo, um minuto só de sentir futebol, de sentir a pele a arrepiar.

Recorde as principais incidências do Marítimo-Famalicão (2-1)

- O SC Braga ganhou, mas o Valadares causou dificuldades… Portanto, vamos valorizar o SC Braga por ter ganho, mas admirar a estratégia do Valadares de se ter debatido no 1º de Maio, já que não perdia lá por dois golos ou menos desde 2017. Malu Schmidt está a tornar-se num caso sério na nossa Liga, terceira época em Portugal e não há jogo que não mostre a sua qualidade e competência no último terço ofensivo.

Valadares deu luta ao SC Braga no 1.º de Maio
Valadares deu luta ao SC Braga no 1.º de MaioValadares Gaia F.C. Futebol Feminino

Recorde as principais incidências do SC Braga-Valadares (2-0)

- Maísa Correia… Não há palavras para o que esta menina joga. Sim, MENINA! Com 16 anos, teve quatro ocasiões e fez três golos. O Flashscore já a tinha colocado como uma jogadora a acompanhar durante a época, mas Portugal tem uma das futuras melhoras jogadoras/finalizadoras no horizonte. Não tirem os olhos dela.

Recorde as principais incidências do Sporting-Länk Vilaverdense (8-0)

Por fim, o jogo é tão mais bonito quando damos condições às jogadoras. Bonito ver o Marítimo e o Torreense jogarem nos estádios principais dos clubes, um relvado natural que permite a bola rolar e permite às nossas jogadoras desfrutarem do futebol no seu máximo.

Tabela classificativa da Liga Feminina
Tabela classificativa da Liga FemininaFlashscore

Destaques da jornada:

Lúcia Alves: desculpem se na minha segunda opinião, falo a segunda vez na Lúcia. Mas se ela continuar a jogar assim irei falar mais vezes... e com gosto.

Zé Nando: Boa orientação da equipa do Valadares, estratégia definida na primeira parte e as mudanças depois do intervalo que levaram a equipa a lutar pelo melhor resultado e tornaram os segundos 45 minutos num ótimo jogo de futebol.

Maísa Correia: que esta seja uma época de formação e que se transforme numa afirmação.

Espaço de opinião de Joana Oliveira
Espaço de opinião de Joana OliveiraFlashscore