Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

2023-2024: a época do renascimento do futebol espanhol na Europa

Griezmann e Witsel festejam a passagem do Atleti aos oitavos de final
Griezmann e Witsel festejam a passagem do Atleti aos oitavos de finalClub Atlético de Madrid
Enquanto se aguarda o destino do Sevilha, cujo futuro está em jogo esta tarde contra o PSV Eindhoven, os outros quatro representantes espanhóis na Liga dos Campeões estão garantidos nos oitavos de final. O Real Madrid e a Real Sociedad apuraram-se na quarta jornada e o Atlético de Madrid e o Barcelona na quinta.

Isto contrasta com a época anterior, que foi bastante má na Liga dos Campeões. Apenas o Real Madrid se qualificou para os oitavos de final e acabou por ser eliminado nas meias-finais pelo Manchester City.

O resultado do ano passado foi o pior desde que a competição assumiu o seu formato atual, em 2003/04, quando sempre houve pelo menos dois clubes espanhóis.

O Atlético de Madrid ficou no último lugar de um grupo teoricamente fácil, com FC Porto, Brugge e Bayer LeverkusenO Barcelona acabou por cair para a  Liga Europa, depois de ter jogado com o Bayern e o Inter e de ter ficado à frente do Viktoria Plzen.

Por seu lado, o Sevilha terminou em terceiro lugar num grupo difícil com o Manchester City e o Borussia Dortmund e à frente do Copenhaga. A equipa de Nervión acabou por vencer a Liga Europa pela sétima vez, após duelos espectaculares contra Manchester United, a Juventus e a Roma. Esta época, a equipa tem de vencer os dois jogos que faltam para passar à fase seguinte.

Os primeiros lugares estão ao alcance

Nesta temporada, não apenas quatro clubes se classificaram para os oitavos de final, mas todos estão a um passo de terminar em primeiro lugar para garantir um confronto mais fácil nas oitavas-de-final.

Nos três confrontos entre espanhóis e italianos, a Real Sociedad tem a tarefa mais difícil. Empatado em dez pontos com a Inter, o Real empatou com os nerazzurri em San Sebastián e visita o Giuseppe Meazza na última jornada. Antes disso, enfrenta o Salzburgo em casa esta tarde e o Benfica fora esta noite.

O Atlético de Madrid tem 11 pontos contra 10 da Lazio. As duas equipas empataram 1-1 no Olímpico de Roma e defrontam-se no Metropolitano na última jornada. Um empate é suficiente para o Atleti terminar em primeiro lugar do grupo.

O Real Madrid, por sua vez, enfrenta o Napoli no Bernabéu na quarta-feira. Os espanhóis têm 12 pontos contra sete dos italianos. Com um ponto, o Real Madrid fica em primeiro lugar do grupo. Mesmo em caso de derrota, o Real Madrid terá uma oportunidade na última jornada para garantir o primeiro lugar.

O Barça, por fim, tem 12 pontos contra nove de FC Porto e Shakhtar, que jogam entre si. Além disso, visita o Antuérpia, a equipa mais fraca do grupo. Mesmo em caso de derrota, seria preciso um verdadeiro descalabro, dificilmente uma goleada, nos dois estádios para que a equipa de Xavi não terminasse no topo da tabela.